POLÍTICA

min de leitura - #

​ Bolsonaro assumirá Presidência com forte esquema de segurança

Da redação

| Edição de 29 de dezembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Eleito no segundo turno com 55% dos votos válidos, o polêmico deputado federal e capitão reformado do Exército, Jair Bolsonaro (PSL), assume a presidência da República neste dia 1º de janeiro (terça-feira). No pleito do dia 28 de outubro, ele obteve 57,7 milhões de votos (55,13%) contra 47 milhões (44,87%) dados ao candidato do PT, Fernando Haddad.

Bolsonaro foi eleito o 38º presidente do Brasil com promessas de reformas liberais na economia e um discurso conservador, de combate à corrupção, contra o Partido dos Trabalhadores (PT) e ao próprio sistema político brasileiro.
A cerimônia de posse do novo presidente da República, bem como do seu vice general Hamilton Mourão (PRTB) ocorre nesta terça-feira (1º), às 15 horas. No início da tarde, às 14h30, o presidente sai da Catedral de Brasília, acompanhado por batedores da Polícia do Exército e fuzileiros navais, rumo ao Congresso Nacional.
O percurso deve ser feito em carro aberto pela Esplanada dos Ministérios. O carro tradicionalmente usado nesse caminho é um Rolls Royce que o Brasil recebeu de presente do governo britânico, em 1953.
No Congresso Nacional, às 15 horas, haverá a sessão solene de posse. É nessa sessão que o novo presidente presta o compromisso constitucional jurando “manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.
Empossado, o presidente fará então seu discurso e depois seguirá para o Palácio do Planalto, onde Michel Temer (MDB) passará a ele a faixa presidencial. Por fim, Bolsonaro discursará no Parlatório.
A cerimônia de posse deve ser acompanhada por cerca de 500 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
 SEGURANÇA
Um forte esquema de segurança está sendo montado para a cerimônia de posse de Jair Bolsonaro. O Exército e a Força Aérea Brasileira (FAB) disponibilizaram parte de sua artilharia para uso militar durante o evento.
Dois mísseis antiaéreos guiados a laser são capazes de abater aviões a até 7 km de distância. Os militares também usarão um radar portátil para identificar aeronaves voando a baixa altitude.
É a primeira vez que estes equipamentos são utilizados em uma posse presidencial. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, este é o maior esquema de segurança já montado para um evento do tipo em Brasília – são mais de 3,2 mil policiais militares, civis, federais e bombeiros, além de integrantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.
Também é a primeira vez em Brasília que a parte de baixo da Esplanada dos Ministérios será cercada por concertina, um arame farpado com lâminas. O material está sendo instalado pelo Exército. (AGÊNCIAS)