POLÍTICA

min de leitura - #

Administração de Beto Preto te aprovação de 85,2% da população

Edison Costa

| Edição de 29 de dezembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Apucarana, médico Carlos Alberto Gebrim Preto (PSD), o Beto Preto, deixa o cargo neste início de janeiro para assumir a Secretaria de Estado da Saúde, atendendo a convite feito pelo governador eleito Ratinho Júnior (PSD). Ele está no seu segundo mandato consecutivo, tendo sido reeleito em 2016 com a maior votação da história de Apucarana, com quase 90% dos votos válidos.

Imagem ilustrativa da imagem Administração de Beto Preto te aprovação de 85,2% da população

Depois de seis anos, Beto Preto deixa o mandato com sua administração municipal também tendo uma das maiores avaliações positivas em relação a gestões anteriores. Pesquisa de opinião pública feita pelo Instituto DataSonda Pesquisas, de Cascavel, encomendada pelo jornal Tribuna do Norte, indica que o trabalho realizado por Beto Preto como prefeito tem aprovação de 85,2% da população. 
O resultado da consulta popular foi o seguinte: ótimo, 34,2% e bom, 51,0%, o que corresponde a 85,2%; regular, 11,8%; ruim, 1,3%; péssimo, 1,0%; não sabem ou não responderam, apenas 0,7%. O levantamento ouviu 304 moradores das áreas urbana e rural nos dias 27 e 28 de novembro deste ano. 
Segundo o DataSonda, o método de seleção amostral foi baseado na divisão censitária do IBGE (+ de 200 setores), com sorteios de entrevistados, ruas e domicílios. Após os sorteios, quotas de sexo, idade, renda e escolaridade foram aplicadas para correções de representatividade na amostragem. O Intervalo de Confiança da pesquisa é 90% e sua margem de erro é de 4,1% para mais ou para menos.
Quando a pergunta é qual o ponto mais positivo da administração municipal, 21,4% apontaram a saúde pública como o setor que apresenta melhor desempenho, seguido da educação pública, com 18,1%, e pavimentação asfáltica e conservação de vias urbanas, com 11,8%.
Perguntado sobre a qualidade de Beto Preto como pessoa, o entrevistado respondeu da seguinte forma: boa pessoa, 17,1%; honestidade, 16,1%; humildade, 6,9%; e atencioso, 6,4%. Neste item, 40,5% das pessoas não souberam responder ou não responderam.
Quando esta pesquisa foi realizada, Beto Preto já havia recebido convite de Ratinho Junior para assumir a Secretaria de Estado da Saúde, porém ele ainda não havia decidido se ocuparia o cargo ou não. No entanto, o DataSonda antecipou a seguinte pergunta do entrevistado: 
Para Apucarana você acredita que é positivo ou negativo o prefeito Beto Preto assumir um cargo no novo governo estadual em 2019? Dos entrevistados, 60,2% disseram ser positivo; 24,7% se manifestaram indiferentes sobre sua ida para o governo do Estado e 8,6% consideram que seria negativo, enquanto 6,6% não souberam responder ou não responderam.
Também foi perguntado ao apucaranense se acredita que Beto Preto poderia ajudar mais Apucarana continuando como prefeito ou sendo secretário de Saúde do Paraná. Dos entrevistados, 37,8% responderam continuando como prefeito, como secretário  47,4% e não sabem 14,8%.
VICE-PREFEITO
Neste contexto, a pesquisa também fez a seguinte pergunta ao entrevistado: Caso o prefeito Beto Preto decida assumir alguma secretaria no governo de Ratinho Junior, isso significa deixar a Prefeitura nos seus dois últimos anos de mandato. O prefeito até 2020 será o Junior da Femac. Qual a sua opinião sobre isso (espontânea)? Resposta: vice-prefeito será bom administrador, 16,8%; vice-prefeito deverá continuar com o trabalho até agora, 9,5%; seria prejudicial para Apucarana, 5,6%; vice-prefeito não tem a mesma capacidade de Beto Preto, 5,6%; gosta do vice-prefeito, 4,6%; Beto Preto deveria terminar o mandato, 3,6%; não gosta do vice-prefeito, 3,3%; renovaria o trabalho em Apucarana, 2,6%; e não sabem ou não responderam, 48,4%.

Prefeito credita mérito a toda equipe
Ao analisar ontem o levantamento da pesquisa Data Sonda, o prefeito de Apucarana, Beto Preto, disse que a avaliação positiva de sua administração é resultado de um trabalho de equipe que inclui, além dele, o vice-prefeito Junior da Femac (PDT), secretários, servidores municipais e todos os vereadores que dão sustentação à administração municipal. “Isto é resultado de uma equipe que tem vontade de fazer Apucarana melhorar cada vez mais”, afirmou. “Eu sempre trabalhei muito no município para atender às pessoas”, disse Beto Preto, frisando que na Secretaria de Estado da Saúde vai continuar com o mesmo propósito de buscar o melhor para Apucarana, junto com o futuro prefeito Junior da Femac. “Vamos para a Secretaria da Saúde, mas não vamos fechar os olhos para Apucarana, que é uma cidade viva que ainda tem muito para avançar”, afirmou.
“Vamos juntos continuar trabalhando para fazer as coisas acontecerem na saúde, na educação, na casa nova para quem precisa, no asfalto das ruas para as pessoas que precisam sair de casa”, emendou. (E.C.)

Para instituto, avaliação é significativa considerando a crise econômica

O diretor técnico do Instituto DataSonda, Ian Sonda, observa que a pesquisa tinha objetivo de avaliar questões políticas locais relacionadas à Prefeitura de Apucarana.
Em relação à avaliação do prefeito Beto Preto, conforme assinala, a população de Apucarana demonstra um verdadeiro recorde para as avaliações dos prefeitos no Paraná: 85,2% dos moradores avaliam o Beto Preto como ótimo ou bom Prefeito. Apenas 2,3% avaliam como ruim ou péssimo - e o restante como regular (11,8%). 0,7% não souberam ou não quiseram responder a essa pergunta.
“Considerando a crise econômica que o Brasil atravessa desde 2015 - e a consequente queda de arrecadação dos municípios e dificuldades financeiras dos governos -, é natural que os políticos com mandatos vigentes tenham desempenhos menores de popularidade devido às questões conjunturais do País. Entretanto, o que podemos observar em Apucarana é uma solidez e continuidade na boa avaliação do prefeito Beto Preto”, comenta. “Desde 2013, no início do seu mandato, Beto Preto teve desempenhos cada vez melhores em seus índices de popularidade - culminando numa reeleição em 2016 com quase 90% dos votos válidos, uma das maiores do País”, lembra.
Para Ian Sonda, é importante notar que as diferentes áreas da atuação da Prefeitura tiveram momentos de crescimento durante os últimos 6 anos da gestão Beto Preto: educação e pavimentação, por exemplo, foram dois pontos altos do primeiro mandato do prefeito. Já esta pesquisa de 2018 demonstra que o maior ponto positivo do Beto é a saúde pública, justamente a área mais difícil para se melhorar no longo prazo. “Essa melhora intercalada de setores mantém a popularidade do prefeito e uma avaliação sólida no longo prazo da Prefeitura”, analisa.
Conforme Ian Sonda, neste momento em que o prefeito aceitou assumir a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, a população avalia com empolgação a sua ida para Curitiba, “mas desde que traga recursos para Apucarana”, é o que a maioria dos eleitores dizem (51%). (E.C.)