POLÍTICA

min de leitura - #

Amepar e Amuvi realizam eleições das novas diretorias

Edison Costa

| Edição de 13 de dezembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Duas associações microrregionais de municípios realizam assembleias hoje para escolha de suas novas diretorias para o biênio 2019/2020: a Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), microrregião polarizada por Londrina, e a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), que tem Apucarana como cidade sede.
A Amepar, que agrega 22 municípios, fará sua assembleia pela manhã, a partir das 10 horas, na Chácara Toca do Lobo, em Arapongas. Conforme já combinado entre os prefeitos, haverá chapa única de consenso a ser eleita por aclamação.
A chapa, denominada “Transparência e Honestidade”, tem como candidato a presidente da associação o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva (PSC). A chapa é composta ainda pelo prefeito de Alvorada do Sul, Marquinhos Pinduca (MDB), como vice-presidente; pelo prefeito de Sabáudia, Edson Hugo Manueira (PSD), como secretário; e pelo prefeito de Ibiporã, João Coloniezi (MDB), no cargo de tesoureiro. O atual presidente é o prefeito de Centenário do Sul, Luiz Nicácio (PSC), que fará uma prestação de contas de sua gestão.
“Todo o trabalho foi feito em cima de uma chapa de consenso, de forma que a Amepar saia ainda fortalecida e com perspectivas de muitos avanços ao longo dos próximos dois anos”, afirma Sérgio Onofre.

AMUVI
A Amuvi realiza sua assembleia na parte da tarde, ou seja, às 16 horas, no auditório do Conselho Regional de Engenharia (Crea), em Apucarana. Haverá chapa única de consenso denominada “União do Vale”. Ela é encabeçada pelo prefeito de Faxinal, Ylson Cantagallo (MDB), o Galo, como candidato a presidente, tendo do prefeito de Kaloré, Washington Luiz da Silva (PSDB), no cargo de 1º vice-presidente. O prefeito de Bom Sucesso, Raimundo Severiano de Almeida Júnior (PSDB), o Raimundinho, é o segundo vice; e como tesoureiro o prefeito de São João do Ivaí, Fábio Hidek Miura (PSC).
Do Conselho Fiscal Efetivo fazem parte os prefeitos Hermes Wicthoff (PTB), de Mauá da Serra, Luciana Lopes de Camargo (PSDB), de Cruzmaltina, e Aquiles Takeda Filho (PV), de Marilândia do Sul. Os conselheiros suplentes são os prefeitos Antônio Cláudio Santiago (PP), de Grandes Rios, Emerson Toledo Pires (PROS), de Cambira, e Reinaldo Grola (PTB), de Lunardelli.
Há um acordo de cavalheiro entre os prefeitos de que Galo vai presidir a Amuvi durante o ano de 2019 e Washington da Silva em 2010. A composição de uma chapa única de consenso, inclusive, foi decidida para se evitar uma divisão na Amuvi e manter os prefeitos unidos em torno dos interesses do Vale do Ivaí.
O atual presidente, prefeito Beto Preto (PSD), de Apucarana, fará um relatório das atividades realizadas pela Amuvi nesses dois anos em que ele esteve no comando da associação, que reúne 26 prefeitos do Vale do Ivaí. Em 2019, a Amuvi completa 50 anos de fundação. “Queremos manter os 26 prefeitos do Vale do Ivaí unidos em torno dos interesses da nossa região”, afirma Galo.
Tanto na reunião da Amepar, como na reunião da Amuvi, os prefeitos aguardam a presença do governador eleito Ratinho Júnior (PSD). Já estão confirmadas as presenças do futuros secretários Guto Silva (Casa Civil) e João Carlos Ortega (Desenvolvimento Urbano).