POLÍTICA

min de leitura - #

AMP alerta municípios sobre as dívidas previdenciárias

Editoria de Política

| Edição de 12 de julho de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Associação dos Municípios do Paraná (AMP), sob a presidência de Marcel Micheletto (PSDB), reuniu na tarde de ontem, em sua sede em Curitiba, os presidentes das associações regionais de municípios. Beto Preto, que ocupa a vice-presidência da AMP, representou a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi).
O principal tema em discussão foi o prazo limite de 30 de julho próximo, para que as prefeituras façam adesão ao novo parcelamento de dívidas previdenciárias. “As condições são bastante favoráveis, com duzentos meses de prazo e juros mais baixos, mas todos têm de estar em dia para fazer a adesão”, alertou Beto Preto. 

Imagem ilustrativa da imagem AMP alerta municípios sobre as dívidas previdenciárias


No encontro também foi discutida uma legislação específica, a ser trabalhada junto à Assembleia Legislativa do Estado, em favor da AMP e das associações regionais. Entre outros temas abordados, se incluíram a formatação do Portal da Transparência dos Municípios, de acordo com os parâmetros sugeridos pelo Tribunal de Contas do Estado; e a liberação de Imóveis da União para os municípios que têm linha férrea em sua área geográfica.
Marcel Micheletto, da AMP, fez um balanço das principais lutas deste ano, citando a conquista de 1% a mais no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), repatriação de recursos, e a ampliação do Imposto Sobre Serviços (ISS) com a redistribuição da arrecadação com os cartões de crédito e débito.
O presidente da AMP destacou a importância da união dos prefeitos de todo o Estado que, mesmo em tempo de crise econômica, estão se esforçando e administrando os municípios paranaenses de forma exemplar.
O vice-presidente da AMP, Beto Preto, reiterou que a Amuvi tem trabalhado para possibilitar aos wmunicípios associados o acesso às informações relevantes, que contribuem de forma fundamental p ara o bom andamento das gestões e desenvolvimento da região.