POLÍTICA

min de leitura - #

Amuvi busca parcerias para o memorial das vítimas de Covid

DA REDAÇÃO

| Edição de 15 de julho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), prefeito Ylson Álvaro Cantagallo (PSD), o Gallo, esteve anteontem na sede da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), em Curitiba. Ele propôs uma parceria com a AMP e com todas as associações regionais de municípios do Estado para construção de um memorial destinado a homenagear todas as vítimas da Covid-19 do Paraná e também os médicos e demais profissionais de saúde que estão na linha de frente de combate a esta pandemia no Estado.

Gallo apresentou o esboço do projeto ao secretário executivo da AMP, João Vinícius de Souza, representando na ocasião o presidente da entidade, Junior Weller (MDB), prefeito de Jesuítas.
A intenção da Amuvi é construir este memorial em um ponto estratégico do Paraná, de preferência no Vale do Ivaí, uma vez que a proposta surgiu de um debate entre os prefeitos que integram a Amuvi. Um dos locais preferidos é um terreno localizado no entroncamento da rodovia BR-376 (Rodovia do Café) com as PRs 445 e 272, no município de Mauá da Serra. Este importante entroncamento rodoviário dá acesso a todos aos municípios do Norte, dos Campos Gerais, do Sul, do Litoral, do Vale do Ivaí e também das regiões do Centro, Oeste e Sudoeste do Paraná.
O prefeito Gallo, que já foi acometido pela Covid-19 e ficou vários dias internado numa UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital do Coração, em Londrina, observa como é difícil passar por uma situação desta. Neste aspecto, ele considera como importante ter fé em Deus e contar com o apoio de todos os profissionais de saúde e demais colaboradores que atuam nos hospitais e nas unidades básicas de saúde dos municípios. Por isso, a proposta da Amuvi em lembrar daqueles que não resistiram à doença e dos profissionais que no dia a dia “dedicam suas vidas para salvar outras vidas”.
O secretário executivo da AMP, João Vinícius de Souza, ficou de encaminhar a proposta da Amuvi à direção da entidade. Também participaram do encontro em Curitiba o chefe de Gabinete da Prefeitura de Faxinal, Ylson Cantagallo Filho; o secretário-executivo da Amuvi, Alexandre Cantagallo; e o assessor da Câmara de Vereadores de Faxinal, Leonardo Cantagallo.