POLÍTICA

min de leitura - #

Aos 60 anos, Ivaiporã se consolida como polo regional do Vale do Ivaí

DA REDAÇÃO

| Edição de 19 de novembro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Ivaiporã completa nesta sexta-feira 60 anos de emancipação política e administrativa. Para lembrar a data, a Prefeitura preparou uma série de inaugurações de obras, além de eventos que acontecem no Parque Ambiental Jardim Botânico. Este parque, inclusive, será reinaugurado hoje com a presença do governador Ratinho Junior (PSD) que, juntamente com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, também fará a entrega oficial da UPA 24 Horas e de veículos para a 22ª Regional de Saúde, além de anunciar outros projetos para o município.

Em entrevista ao site TNOnline, o prefeito Luiz Carlos Gil (PSD) avalia que “Ivaiporã já se consolidou hoje como polo regional nas áreas de saúde, educação, comércio e de serviços, além de registrar um desenvolvimento econômico, social e estruturante bastante significativo”.
Segundo ele, isso tudo acontece graças à parceria do município com governo do Estado, representado pelo governador Ratinho Junior (PSD) e toda sua equipe, com apoio do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano (PSDB). E graças à parceria com o governo federal, onde Ivaiporã conta com o apoio do deputado federal Sérgio Souza (MDB), que é nascido em Ivaiporã e dedica uma atenção especial para o município no encaminhando emendas e projetos em diferentes áreas.
Carlos Gil observa, por exemplo, que Ivaiporã sempre foi uma referência na área médica através dos hospitais e clínicas que funcionam na cidade e como sede da 22ª Regional de Saúde. As perspectivas neste setor se consolidam ainda mais agora com o funcionamento do Hospital Regional, viabilizado pelo Governo do Estado, e com a instalação do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) do Paraná, que está na fase final de projeto. Ivaiporã foi um dos dez municípios do Paraná contemplados com o AME, o qual terá estrutura tanto de médicos especializados como de exames de aparelhos. 
Sobre o Hospital Regional, o prefeito salienta que a unidade foi colocada em funcionamento em regime emergencial durante a pandemia da Covid, mas que agora vai atender efetivamente Ivaiporã e municípios da região com todo um aparato médico e de profissionais de saúde, além de equipamentos especializados.
Na questão educacional, Carlos Gil destaca que Ivaiporã conta com quatro faculdades oferecendo diversos cursos e com projeção de chegada de outros. Quanto ao comércio, segundo ele, Ivaiporã é um polo regional forte e com segmentos variados. (COM TNONLINE)