POLÍTICA

min de leitura - #

Apucarana e Arapongas têm 18,8 mil filiados em partidos políticos

Edison Costa

| Edição de 16 de junho de 2019 | Atualizado em 15 de junho de 2019

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liberou a primeira contagem deste ano do número de filiados a partidos políticos em todo o País, com base nas informações prestadas pelas legendas até maio.
De acordo com relatório do órgão, o Brasil tem hoje 16,8 milhões de eleitores filiados aos partidos políticos. Entre as 33 legendas registrados hoje no TSE, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) continua sendo a maior do País, com 2,3 milhões de membros integrados ao seu quadro político. Já o Partido da Causa Operária (PCO) é a menor agremiação política brasileira, com apenas 3,6 mil filiados.
Além do MDB, apenas outros seis partidos contam com mais de 1 milhão de filiados: o Partido dos Trabalhadores (PT), com 1,5 milhão; o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), com 1,4 milhão; o Progressistas (PP), com 1,4 milhão; o Partido Democrático Trabalhista (PDT), com 1,2 milhão; o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), com 1,1 milhão; e o Democratas (DEM), com 1 milhão de filiados.
Apucarana e Arapongas, que são os dois maiores colégios eleitorais da região, têm hoje um total de 18.853 eleitores filiados a partidos políticos. Em Apucarana, que conta hoje com 90.670 eleitores, as filiações partidárias somam 8.763, o equivalente a 9,7%. Em Arapongas, que tem um total de 78.208 eleitores, o número de filiados a partidos políticos soma 10.090, ou seja, 12,9% do eleitorado.
Juntando os dois municípios, o eleitorado é de 158.878 para um número de filiados de18.853, o correspondente a 11,9%.
Em Apucarana, os cinco partidos com maior número de filiados são o PP, com 1.250; o MDB, com 856; o PT, com 804; o PDT, com 699; e o PSDB, com 692. No total são 33 legendas registradas no TSE.
Já em Arapongas, as cinco legendas mais fortes são o MDB, com 2.204 eleitores filiados; o PP, com 1.550; o PTB, com 823; o PV, com 706; e o PSC, com 641. Município tem 32 partidos com registros no TSE.

CANDIDATURAS
Estar filiado a algum partido político é o primeiro passo para quem pretende concorrer a algum cargo eletivo nas esferas federal, estadual e municipal. Para isso, o eleitor deve estar filiado pelo menos seis meses antes da data fixada para a eleição. 
Em outubro do ano que vem serão realizadas as eleições para prefeito, vice e vereador em todos os municípios do País. Em função disso, os dirigentes partidários começam a se movimentar desde já em busca de novos filiados, de preferência eleitores com potencial razoável de votos para disputar os cargos de prefeito, vice e vereador.
Em Apucarana, o presidente do Diretório Municipal do Progressistas (PP), Laércio de Morais, assinala que, embora a legenda seja a maior em relação às demais siglas, com 1.250 membros, o trabalho de filiações não está parado. “Estamos sempre em busca de mais companheiros que possam fortalecer o nosso partido”, afirma.
Morais observa que nas eleições para vereador no ano que vem não haverá coligação de partidos. Assim, os partidos precisam estar com nomes com potencial de votos para formação de uma chapa forte de concorrentes ao cargo de vereador.
Pela lei eleitoral, cada partido poderá inscrever um número de candidatos o dobro do número de vagas na Câmara de Vereadores. No caso de Apucarana, cada legenda poderá disputar a eleição com 22 candidatos entre homens e mulheres.
Apesar de ser o maior, o PP de Apucarana não elegeu vereador, contando apenas com o suplente Tiãozinho. Morais explica que assumiu a presidência do PP faltando uma semana antes das eleições em 2016, não tendo tempo de organizar o partido. Por isso, lançou apenas o Tiãozinho como candidato, que recebeu 1.217 votos.

MDB mantém-se forte em número de filiações
Em Arapongas, o presidente do Diretório Municipal do MDB, ex-prefeito e ex-deputado Waldyr Pugliesi, observa que o partido sempre foi o mais forte no município e vai continuar sendo, porque são filiados que abraçam a bandeira da legenda. Ao todo, a sigla tem hoje 2.204 filiados.
Pugliesi reclama, no entanto, do assédio de dirigentes partidários locais em torno dos filiados do MDB para levá-los para outras siglas, sempre que ocorrem as eleições municipais. “Apesar disso, o MDB continua forte em Arapongas”, afirma. Sobre candidaturas às eleições de 2020, ele salienta que “este é um assunto que só será discutido lá na frente”. O MDB conta com um vereador, que é o Paulo César Araújo, o Pastor do Mercado.
Outro partido forte em Arapongas é o PP, que tem à frente o vice-prefeito Jair Milani, um dos políticos de grande influência na cidade. Milani também é “um braço direito” na administração do prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSC), que deverá buscar a reeleição no ano que vem. 
O PP de Arapongas tem 1.550 filiados, atrás apenas do MDB. O partido também tem um vereador, Rubens Franzin Manoel. (E.C.)