POLÍTICA

min de leitura - #

Apucarana tem seis candidatos na disputa pela prefeitura

DA REDAÇÃO

| Edição de 14 de novembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Para as eleições deste ano, Apucarana terá seis candidatos a prefeito, um recorde nos últimos pleitos, igualando as eleições de 2008. São quatro homens e duas mulheres, com idades entre 36 e 72 anos. Os candidatos têm algumas características em comum, como o fato de serem nascidos no município apucaranense e terem Ensino Superior completo. Além disso, cinco eles nunca disputaram a prefeitura da cidade.

Sebastião Ferreira Martins Junior (PSD) é o atual prefeito e busca a reeleição. Junior da Femac, como é conhecido, tem 47 anos e é engenheiro civil. Ele já foi vereador em Apucarana e vice-prefeito nas duas gestões de Beto Preto, herdando o cargo mais alto do Executivo municipal após Beto assumir a Secretaria Estadual de Saúde, em 2018. Junior buscou, nestes quase dois anos à frente da Prefeitura, dar continuidade aos projetos de Beto Preto. Ele tem o histórico político do pai, Sebastião Ferreira Martins, o Tião da Femac, que foi candidato a prefeito nas eleições de 1996. Seu vice é Paulo Vital (PROS).
André Romagnoli (Republicanos) tem 50 anos, é médico veterinário e tem a vida pública atuante em clubes de serviço pela cidade. Desde antes das eleições de 2018, André defende a gestão Bolsonaro (sem partido), no entanto com a oportunidade de disputar a prefeitura, aderiu à sigla pela qual teve o nome aceito para a campanha. O candidato nunca havia disputado cargo político. Seu vice é Paulo Mesquita.
Carolina Scarpelini (Podemos) é publicitária e tem 36 anos. Carol é filha de políticos, com o pai Carlos Scarpelini tendo sido prefeito e deputado, e a mãe, Lucimar, vereadora. Ela já foi candidata a vereadora nas últimas duas eleições, ficando na suplência em 2016. Ela conta com o apoio dos três senadores paranaenses: Oriovisto Guimarães, Flávio Arns e Álvaro Dias, este seu padrinho. Seu vice é o professor Fábio Silva.
Laércio Luz (PT) é advogado e servidor público federal. Aos 55 anos, ele disputa pela segunda vez a prefeitura. Pioneiro do Partido dos Trabalhadores em Apucarana, Laércio foi candidato ao cargo executivo nas eleições do ano 2000. Na disputa ele foi o terceiro mais votado entre os cinco postulantes. Foi suplente de vereador nas eleições de 2008. Seu vice é Waldecir Gava.
Maria Luíza Domingues (PSOL) tem 72 anos e é professora aposentada. Malu Domingues é militante sindical, tendo participado como fundadora e integrante de várias entidades sindicais. Já presidiu o Partido dos Trabalhadores (PT) no estado de Roraima e foi candidata a deputada estadual pela sigla, em Curitiba. A candidata entrou para o PSOL em 2018. O irmão de Malu, Marsio Domingues (falecido em 2014) foi candidato a prefeito de Apucarana em 2008. Seu vice é o professor Marcelinho.
Rodolfo Mota (PSL) é advogado e professor universitário, além de vereador. Ele tem 34 anos e entrou para a política nas eleições de 2016, tendo sido o candidato mais votado para a Câmara de Vereadores pelo PSD. Rodolfo foi servidor público municipal na gestão Beto Preto por 3 anos. Em 2017, o vereador rompeu com a gestão municipal, até que em março de 2020, entrou para o PSL para disputar estas eleições. Seu vice é José Eduardo Antoniassi.