POLÍTICA

min de leitura - #

Arapongas faz exigências à Sanepar para renovar contrato

DA REDAÇÃO

| Edição de 18 de fevereiro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O  prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva (PSC), acompanhado de alguns secretários e vereadores, aproveitou o recesso de carnaval para tratar de vários assuntos de interesse do município na esfera do governo do Estado, em Curitiba. Na terça-feira, a equipe cumpriu agendas na Sanepar, na Fomento Paraná e no gabinete do deputado estadual Tiago Amaral (PSB).

Na Sanepar, Sérgio Onofre foi recebido pelo presidente da companhia, Cláudio Stábile, e diretores para tratar sobre a renovação do contrato de concessão dos serviços de água e esgoto no município. Acompanhado pelos vereadores Rodrigo de Deus (Republicanos) e Meire Farias (PRTB), o prefeito entregou uma proposta através da qual a Sanepar tem seis meses para licitar obras que elevam a 81,69% a cobertura da rede de esgoto na cidade. “Esses investimentos vão atingir o Palmares e outras localidades da zona sul, além do Caravele, Jardim Aeroporto, Casagrande e vários outros bairros onde a rede de esgoto é aguardada com expectativa pela população”, afirma Sérgio Onofre.
Em 15 dias, a Sanepar deverá responder a proposta apresentada por Arapongas. No ano passado, a Prefeitura chegou a criar uma comissão especial para tratar sobre o contrato nº 394/2005, firmado entre o município e a Sanepar. A comissão apurou alguns descumprimentos contratuais, o que poderá resultar também em um pedido de indenização. Em contrato, consta que até 2008 a cidade alcançaria cobertura de água e rede de esgoto em 70% e que, até 2012, esse alcance chegaria a 80%, o que não foi cumprido. Conforme a Secretaria de Obras e dados do IBGE, a cobertura da rede de esgoto chega hoje a 67%.
“O que nós vimos por parte da atual diretoria da Sanepar foi uma disposição de fazer grandes investimentos em Arapongas, cobrindo essa defasagem que as diretorias anteriores e também as administrações municipais passadas, por falta de cobrança, deixaram ocorrer. Nossa tarefa agora é fazer a nossa parte, exigindo que o município seja reparado da melhor maneira possível com as obras que a população precisa e merece”, Onofre.
Na Fomento Paraná, a visita foi feita pelo secretário municipal de Indústria e Comércio, Nilson Carlos Violato, e a diretora de Comércio, Indústria e Turismo, Ariane Monzani. Eles pediram ao diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, apoio para implantação do Parque Tecnológico, focado em energias renováveis e tecnologias emergentes. O parque deverá receber mais de 40 empreendimentos entre MEI, micro e pequenas empresas.
Ao deputado Tiago Amaral, o prefeito e equipe e equipe informaram ao deputado sobre todos os projetos que foram encaminhados à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedu), pedindo que ele e sua assessoria acompanhem os trâmites.