POLÍTICA

min de leitura - #

Assembleia discute criação de sindicato de professores municipais

Editoria de Política

| Edição de 14 de dezembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A ex-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Apucarana e Região (Sindspa), Elisabete Costa de Sousa, juntamente com alguns servidores, está propondo a criação de uma nova entidade sindical no âmbito do funcionalismo municipal. A intenção é criar o Sindicato Municipal dos Professores e Profissionais da Educação Infantil de Apucarana.
A primeira assembleia geral para criação deste sindicato, convocada por uma Comissão Pró-Fundação, foi realizada ontem no início da noite, na sede do Sindicato dos Bancários de Apucarana. No entanto, a imprensa foi barrada na entrada do recinto, sob o argumento de que a assembleia era fechada, com a participação apenas de professores. 
“Nossa proposta é a de fundação de uma entidade de representação específica para nossa categoria”, explica Bete do Sindicato, como é mais conhecida em Apucarana, integrante da comissão. Ela assinala que o desmembramento do magistério da categoria de servidores municipais é uma tendência geral. Bete cita que em São José dos Pinhais já houve esta desvinculação.
O atual presidente do Sindspa, André Joaquina, considera a proposta de criação de um outro sindicato idêntico uma tentativa de invasão de área, já que os professores e assistentes infantis pertencem à entidade sindical há muito tempo constituída. Ele não descarta a possibilidade de entrar com medidas judiciais contra uma possível separação, caso venha a ocorrer.