POLÍTICA

min de leitura - #

Audiência defende manutenção de zonas eleitorais em Apucarana

Edison Costa

| Edição de 26 de julho de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Fórum Eleitoral da Comarca de Apucarana realizou ontem audiência pública para discutir resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que acena com a extinção de zonas eleitorais em todo o País. No Paraná a estimativa é que 83 das 206 existentes vão ser extintas.

Imagem ilustrativa da imagem Audiência defende manutenção de zonas eleitorais em Apucarana


Na audiência em Apucarana, os juízes José Roberto Silvério, da 179ª Zona Eleitoral, e Caroline de Castro Carrijo, da 28ª, expuseram o que propõe a resolução, assinada pelo presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, e os prejuízos que a medida pode trazer para a Justiça Eleitoral tanto da Comarca de Apucarana como para demais comarcas do Paraná.
Do encontro participaram prefeitos dos três municípios que fazem parte da Comarca – Beto Preto (PSD), de Apucarana, Emerson Toledo (PROS), de Cambira, e Moacir Andreola (PSD), de Novo Itacolomi, além do deputado estadual Tercílio Turini (PPS), demais juízes, promotores, vereadores e representantes de segmentos organizados da região.
O juiz José Roberto Silvério pediu apoio político das lideranças da região para não deixar que a Comarca de Apucarana perca uma zona eleitoral. “Já perdemos uma em 2013 que foi remanejada para Santa Fé, agora chega”, disse. Segundo ele, o argumento para a medida que seria redução de despesas não procede. “É muito fácil para quem está lá em Brasília falar em redução de despesas, sem conhecer a realidade do País”, afirmou. Para o juiz, a extinção de zonas eleitorais distancia a Justiça Eleitoral dos municípios e dificulta o trabalho de acompanhamento e fiscalização das eleições, principalmente em municípios pequenos onde as disputas políticas são acirradas.
Mesmo argumento tem a juíza Caroline Carrijo, da 28ª Zona Eleitoral. Segundo ela, a extinção pura e simples de zonas eleitorais não atende ao interesse público. No seu entender, este assunto precisa ser debatido com a sociedade.
Para o deputado Tercílio Turini, que comanda na Assembleia Legislativa movimento contra a resolução do TSE, a extinção de zonas eleitorais pela metade no Estado vai trazer sérios prejuízos para a sociedade e não vai reduzir despesa alguma. “A redução será de apenas 0,2% do orçamento da Justiça Eleitoral, isto é insignificante diante dos prejuízos que a medida causa”, afirmou 
No final da audiência, os participantes assinaram documento contra extinção de zonas eleitorais, que será encaminhado ao Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).