POLÍTICA

min de leitura - #

Câmara de Apucarana aprova criação do Parlamento Jovem

Edison Costa

| Edição de 10 de outubro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Câmara de Apucarana aprovou na sessão ordinária de ontem à tarde, em primeira discussão, projeto de resolução de autoria da vereadora Márcia Regina da Silva de Sousa (PSD), que cria o Parlamento Jovem no âmbito do Legislativo Municipal. Pelo projeto, os jovens poderão simular o exercício do mandato com a realização de sessões assim como as sessões oficiais dos vereadores.

Imagem ilustrativa da imagem Câmara de Apucarana aprova criação do Parlamento Jovem


A ideia do projeto, conforme a vereadora, é permitir que os jovens possam discutir as funções e a importância do Poder Legislativo e levar a discussão para dentro das escolas, ampliando-se a informação e o seu conhecimento sobre os trabalhos desenvolvidos pela Câmara de Apucarana.
Márcia Sousa observa que há muitos jovens e outras pessoas da comunidade que criticam os vereadores sem ter conhecimento do seu trabalho. Conforme assinala, muitos dizem que os vereadores não trabalham e por isso também não gostam da política. “Nós vereadores trabalhamos durante vinte quatro horas, a serviço da população, ouvindo seus problemas e elaborando os projetos. Trabalhamos 365 dias do ano e não temos finais de semana. Nós vivemos para o município”, disse a vereadora para uma plateia de jovens estudantes que participam do programa estagiário de emprego da Fachisa e outros de um projeto cultural do Sesc. Eles foram à  Câmara para assistir à sessão de ontem e saber como funciona o Legislativo.
A proposta de Márcia Sousa, com a criação do Parlamento Jovem, é no sentido de aproximar a sociedade, e em especial os jovens, do esforço empreendido pela Câmara de Vereadores na elaboração das leis que atendam aos reais interesses da população, bem como na fiscalização e no controle dos atos do Poder Executivo Municipal.
Poderão participar do Parlamento Jovem alunos do 5º ano do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio, todos de Apucarana, devidamente matriculados e em idade própria na rede privada e pública e do ensino técnico integrado ao médio. Esses serão escolhidos em processo eleitoral, realizado sob a responsabilidade das entidades estudantis.
O projeto de Márcia Sousa foi elogiado e recebeu aprovação de todos os companheiros de Legislativo. No entanto, o vereador Luciano Molina (Rede) lembrou que em 2003 foi aprovado um projeto idêntico do ex-vereador Petrônio Cardoso, o da Câmara do Estudante, que não foi colocado em prática pelas legislaturas seguintes. Apenas na gestão do ex-presidente da Casa, Alcides Ramos Júnior (DEM), foi realizada uma sessão neste sentido. “É importante que esta casa de leis, seja na atual legislatura ou nas seguintes, coloque em prática esta proposta”, disse.
Já o vereador Lucas Leugi disse ser necessário verificar se a lei de autoria do ex-vereador Petrônio Cardoso não foi revogada. Se não foi, ela continua valendo e pode ser cumprida.

CADEIRAS DE RODAS
Ainda ontem foi aprovado em primeira discussão projeto de lei do vereador Edson da Costa Freitas (PPS), que obriga supermercados a fornecer cadeiras de rodas a pessoas idosas, portadoras de deficiência física ou mobilidade reduzida para que possam usá-las dentro do estabelecimento. Segundo ele, essas pessoas também têm o direito de ir aos supermercados fazer compras e este direito precisa ser garantido e respeitado.