POLÍTICA

min de leitura - #

Câmara de Apucarana elimina copos plásticos e galões de água

Edison Costa

| Edição de 21 de maio de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O presidente da Câmara de Vereadores de Apucarana, Luciano Augusto Molina Ferreira (Rede), anunciou ontem, no final da sessão ordinária, mais uma medida administrativa tomada pela Mesa Executiva. Desde ontem a Câmara não está mais utilizando copos plásticos para servir água, assim como foram eliminados galões de água confeccionados à base de material plástico.
A partir de ontem estão sendo utilizados apenas copos de vidro para tomar água, assim como xícaras de louça ou vidro para servir o cafezinho. A água servida em copos de vidro é filtrada. 
Dois bebedouros foram instalados no prédio da Câmara, um no hall de entrada e outro no piso superior para atender o público e servidores. Funcionários que não queiram se servir nos recipientes disponibilizados pela Câmara foram aconselhados a trazer seus próprios copos de casa.
Segundo Luciano Molina, todos os recipientes utilizados na Câmara passam por um processo rigoroso de lavagem e higienização através da servidora encarregada pela cantina.
Molina explica que a Câmara consome por ano uma média de 60 mil copos de plástico juntando os para tomar água e os de cafezinho. Por ano, também são consumidos em média 200 galões de água de vinte litros.
De acordo com Molina, com a eliminação desses recipientes plásticos, a Câmara vai fazer uma economia anual de aproximadamente R$ 15 mil. “Mais do que a economia nos gastos, estamos preservando o meio ambiente, isso é o que importa”, afirma o presidente da Câmara que, junto com o vereador professor Edson da Costa Freitas (Cidadania), implantou a lei que proíbe o uso de canudinhos plásticos nos estabelecimentos comerciais de Apucarana.
A medida administrativa tomada ontem, de acordo com Molina, foi discutida em conjunto com os vereadores.

SESSÃO
Na sessão de ontem, os vereadores aprovaram nove projetos de lei, três projetos de decreto legislativo, cinco requerimentos e uma indicação colocada na pauta em regime especial de urgência. Dois projetos de lei foram retirados de pauta por pedido de vista.
Entre os projetos de lei aprovados ontem já em redação final, destaca-se o do Executivo que cria o Programa de Aprendizagem Profissional na administração pública municipal direta, autárquica e fundacional do município, projeto denominado de “Aprende”. O projeto destina-se à contratação de estudantes aprendizes em diferentes setores da administração municipal na forma de estágio, porém com as garantias trabalhistas.
Com a presença de representantes das empresas foram aprovados em primeira discussão cinco projetos de lei que doam áreas de terras a empresas dentro do Programa de Desenvolvimento Econômico de Apucarana (Prodea).