POLÍTICA

min de leitura - #

Câmara de Apucarana instala painel para votação eletrônica

Edison Costa

| Edição de 02 de agosto de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A partir da primeira sessão ordinária após o recesso parlamentar, que será realizada na próxima segunda-feira, a Câmara de Apucarana já estará funcionando com seu sistema eletrônico de votação e gestão das sessões legislativas. Ontem à tarde, vereadores e assessores passaram por um treinamento realizado pelo Departamento de Tecnologia da Informática (DTI) do Legislativo, para utilização do painel eletrônico.

Imagem ilustrativa da imagem Câmara de Apucarana instala painel para votação eletrônica


O novo sistema, segundo assegura o presidente da Casa, professor Luciano Molina (Rede), tem como objetivo dar mais transparência, agilidade às sessões, segurança e integridade às informações produzidas. O novo processo não terá custo algum, uma vez que se trata de um programa interlegis já disponível na Casa.
Conforme assinala, inicialmente será um sistema híbrido, ou seja, com votação no sistema antigo e no novo sistema. “Nosso jurídico irá analisar se precisa fazer alguma alteração nos nossos procedimentos, caso contrário, manteremos até o final”, relata.
Molina reforça que, além da transparência que o sistema permite, nas sessões os munícipes irão acompanhar em tempo real, através do registro no painel, o posicionamento de cada vereador nos processos de votação. “Também irão acompanhar as matérias em discussão, quem está fazendo uso da palavra, entre outros assuntos”.
Outro fator que contribuiu na implantação do painel é que a Câmara de Apucarana, seguindo a linha da sustentabilidade, já com o fim do uso de copos descartáveis e galões de água confeccionados à base de plástico sendo substituídos por copos de vidros, xícaras de louça e bebedouros, também economizará em papel. “A presença e ausência dos parlamentares nas sessões serão confirmadas eletronicamente. Até junho, confirmávamos a presença assinando o registro em livros ou folhas. E agora isso não será mais necessário. Será abolido”, explicou. 
“Com relação aos projetos, eles já são digitalizados e os vereadores acompanham através dos seus notebooks”, justificou o presidente. 

PAINEL ELETRÔNICO
O painel eletrônico, implantado na gestão do presidente Luciano Molina, contém tudo o que uma Casa Legislativa necessita. Ele vem para simplificar a atividade do parlamentar e dos servidores, permitindo também que os munícipes conheçam a produção legislativa de cada vereador.
Segundo explica Ivan Lúcio Garcia, diretor do DTI, o painel eletrônico de votação é um dos componentes do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). “Esse sistema é utilizado na Câmara há mais de 10 anos. E agora implantamos também o módulo de votação eletrônica. Ao final de cada sessão será disponibilizado um resumo do que aconteceu durante a sessão ordinária ou extraordinária, como foram as votações, qual vereador votou contra ou favorável ao projeto, quem usou a palavra, as inscrições nos expedientes, entre outras atividades desenvolvidas”, relatou Ivan. 
O resumo ficará disponível para acesso no site https://sapl.apucarana.pr.leg....
O treinamento envolveu os vereadores e assessores. “Fizemos um treinamento básico, que será aprimorado ao longo das sessões. No início o painel eletrônico será apresentado em data show já existente no plenário e em breve iremos adquirir um painel profissional”, completou Ivan.