POLÍTICA

min de leitura - #

Câmara de Apucarana muda sessões da noite para a tarde

Edison Costa

| Edição de 07 de fevereiro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Câmara de Vereadores de Apucarana aprovou ontem, em primeira discussão, durante sessão extraordinária, projeto de resolução da Mesa Executiva que altera dispositivos do Regimento Interno da Casa. O projeto muda definitivamente o horário da sessão ordinária de segunda-feira das 20 horas para as 16 horas.

Imagem ilustrativa da imagem Câmara de Apucarana muda sessões da noite para a tarde


Desde meados do ano passado, as sessões ordinárias vêm sendo realizadas provisoriamente no período da tarde, devido às obras de reforma do prédio do Legislativo. A mudança definitiva do horário teve o aval da maioria em plenário, com os votos contrários dos vereadores Edson da Costa Freitas (PPS), Gentil Pereira (PV), Lucas Leugi (Rede) e Rodolfo Mota (PSD).
O projeto de resolução é assinado por Mauro Bertoli (DEM), presidente do Legislativo; Franciley Preto Godoy (PSB), o Poim, vice-presidente; Luciano Augusto Molina Ferreira (Rede), primeiro secretário; e Márcia Regina da Silva Sousa (PSD), segunda secretária.
Segundo o presidente da Câmara, Mauro Bertoli, a mudança do horário da noite para a tarde atende a uma proposta da maioria dos vereadores. Ele assinala que, desde quando as sessões passaram a ser realizadas à tarde, a partir do segundo semestre do ano passado, constatou-se que no período da tarde tem havido uma participação maior da população, inclusive diversificada. “Á noite vêm sempre as mesmas pessoas, mas à tarde o comparecimento é maior e diversificado”, explica Bertoli. Conforme assinala, durante o dia também podem participar das sessões os moradores da zona rural e outras pessoas que procuram a Prefeitura ao lado para tratar de seus interesses pessoais.
Bertoli justifica ainda que a realização de sessões durante o dia é uma tendência das grandes cidades e, principalmente, onde existe uma imprensa bastante atuante que cobre os trabalhos do Legislativo. Ele cita que isso já ocorre em Maringá, Londrina, Ponta Grossa e outros grandes centros. Conforme observa, só nas pequenas cidades, onde não existem meios de comunicação ou são raros, as câmaras ainda realizam sessões à noite.
Luciano Molina justificou seu voto a favor dizendo que já está no seu sexto ano como vereador e, durante este período, tem observado que durante a tarde comparecem mais pessoas às sessões do que à noite.
O vereador Antônio Marques da Silva (PSD), o Marquinhos da Vila Reis, afirmou que é possível se fazer uma experiência realizando as sessões ordinárias à tarde. Mas caso constatado que não está dando certo, que se volte ao que era antes”.
Já o Professor Edson votou contrário ao projeto de resolução alegando que, com as sessões à noite, a Câmara sempre estará dando oportunidade para toda a população participar. O projeto ainda será votado em mais duas sessões.

PACOTE
A Câmara de Apucarana está votando em sessões extraordinárias um pacote de nove projetos de lei do Executivo. O principal deles é o que cria o Conselho Municipal de Esportes, o Fundo Municipal de Esportes e institui a Conferência Municipal de Esportes. A matéria foi aprovada em primeira discussão.
Outros projetos tratam de inclusão do Fundo Municipal de Esportes no Plano Plurianual e na Lei de Diretrizes Orçamentárias, além de outros que autorizam abertura de créditos adicionais especiais.