POLÍTICA

min de leitura - #

Câmara de Apucarana vai passar por reforma e adequações

Edison Costa

| Edição de 19 de julho de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O presidente da Câmara de Vereadores de Apucarana, Mauro Bertoli (DEM), lançou ontem à tarde o edital de licitação para as obras de reforma e adequações internas do prédio do Legislativo. O anúncio foi feito à imprensa com a presença do engenheiro responsável pelo projeto, Sérgio Takaki, e dos vereadores Antônio Marques da Silva (PSD), o Marcos da Vila Reis, Franciley Preto Godoy (PSB), o Poim, e Antônio Carlos Sidrin (DEM).

Imagem ilustrativa da imagem Câmara de Apucarana vai passar por reforma e adequações


O valor máximo estipulado para o investimento é de até R$ 300 mil, devendo ser vencedora a empresa que oferecer o menor preço dentro das condições exigidas pelo edital. A abertura dos envelopes contendo as propostas será no dia 2 de agosto.
De acordo com Mauro Bertoli, por enquanto as obras abrangem uma ampla reforma interna e adequações das instalações, inclusive com a construção de banheiros de acessibilidade, conforme recomendação do Ministério Público.
Bertoli observa que o prédio do Legislativo é bastante antigo (sua construção é de 1967) e nunca passou uma reforma geral. Ele observa que hoje caem goteiras por todos os cantos da casa em função de o telhado já estar muito deteriorado, há infiltrações nas paredes internas, com mofo por toda parte. “Esta reforma da Câmara é necessária agora, não dá para esperar mais”, afirma Bertoli. “É preciso dar condições de trabalho para servidores, vereadores e de atendimento ao público”, acrescenta.
O prazo de execução e conclusão da obra é de quatro a seis meses. Bertoli assinala que durante este período vereadores e servidores terão que aguentar o desconforto das obras. “Mas terá que ser assim, temos que evitar pagamento de aluguel e continuar trabalhando por aqui mesmo”, disse, frisando que esta é apenas a primeira fase. A segunda, que corresponde à reforma e pintura externa, será licitada posteriormente.
De acordo com o engenheiro Takaki,  serão executados serviços como pintura interna, quebra de paredes, troca de portas, reforma no piso, construção de um banheiro e refeitório no piso superior, troca de todas as janelas e troca da porta de acesso em razão da grande infiltração ocorrida pelo tempo de uso, além dos banheiros de acessibilidade.
Ele observa que o projeto foi elaborado dentro de normas técnicas específicas para obras públicas e prevendo o menor custo conforme tabela do Sinap (Serviço Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil).
Os vereadores Marcos da Vila Reis, Poim e Sidrin destacaram a importância da reforma da Câmara. “Aqui é uma casa de leis, é a casa de todos os apucaranenses e precisa estar bem cuidada como cuidamos na nossa própria casa”, afirmou Marcos da Vila Reis. “A Câmara é um prédio público que recebe autoridades importantes”, disse Poim, destacando a transparência com que Bertoli está anunciando a obra após discutir o projeto com os vereadores.
O vereador Sidrin lembrou que a princípio a obra seria apenas a construção de banheiros de acessibilidade conforme exigência do MP. “Mas já que teria que ser feito essa adequação, é interessante fazer demais melhorias”, afirmou, observando ainda que os gabinetes dos vereadores estão com muito mofo.