POLÍTICA

min de leitura - #

Câmara de Arapongas quer ouvir secretário de Segurança do Paraná

Edison Costa

| Edição de 18 de setembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Câmara de Arapongas aprovou em sessão ordinária, anteontem à tarde, um pacote de requerimentos de autoria dos vereadores endereçando ofícios a autoridades públicas pedindo explicações sobre obras e projetos de interesse da comunidade e até convocando para audiência em plenário. Também foram aprovados quatro projetos de lei do Executivo relacionados a reajuste de vencimentos de servidores da Companhia de Desenvolvimento de Arapongas (Codar), abertura de crédito adicional suplementar, revogação de lei e cessão de terreno em comodato a igreja.

Imagem ilustrativa da imagem Câmara de Arapongas quer ouvir secretário de Segurança do Paraná


Um dos requerimentos convoca o secretário estadual de Segurança Pública, Luiz Felipe Carbonell, para comparecer a uma das sessões ordinárias do Legislativo para prestar esclarecimentos sobre as precárias condições da cadeia pública de Arapongas, que está com o muro em risco de desmoronar, bem como sobre sua superlotação, uma situação que dura por mais de uma década, como demonstram ações civis ajuizadas pelo Ministério Público. 
O requerimento é subscrito pelos vereadores Adauto Fornazieri (PSC), Angélica Ferreira (PSC), Aroldo César Pagan (PHS), Ademir Gallo Esplendor (PDT), Cleide Bisca (PSDB), Fernando Henrique Oliveira (PSDB) e Reivaldo dos Santos (PTB).
A vereadora Angélica Ferreira disse que a cadeia pública de Arapongas é um câncer instalado no centro da cidade e pediu providências ao governo do Estado, inclusive quanto à construção do Centro de Detenção Provisória (CDP), para o qual o município já doou um terreno para a obra.
Já o presidente da Câmara, Osvaldo Alves dos Santos (PSC), garantiu que as obras do CDP logo deverão ser iniciadas. Segundo ele, o prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSC) já conseguiu R$ 2,6 milhões junto ao governador Ratinho Junior para sua construção. “Podem ficar tranquilos que em breve vai começar a construção desta obra”, afirmou.
Quando às condições da cadeia  pública, Osvaldinho afirmou que é um prédio que já não tem serventia. “Esta é uma cadeia velha, que não vale mais nada, tem que ser demolida”, afirmou.