POLÍTICA

min de leitura - #

Câmara de Arapongas rejeita denúncia contra vereador Levi Xavier

Da Redação

| Edição de 24 de junho de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Por nove votos a seis, a Câmara Municipal de Arapongas rejeitou denúncia contra o vereador Levi Aparecido Xavier por suposto desvio de merenda escolar. De acordo com a denúncia, alimentos oriundos da merenda escolar, que deveriam ser distribuídos neste período de pandemia, estariam sendo desviados e que a conduta teria a participação do vereador em questão.

Com as escolas fechadas, toda a merenda foi recolhida para posterior doação para famílias de alunos comprovadamente em situação de necessidade. Segundo a denúncia, antes de serem levados ao galpão da Central de Distribuição, os alimentos passaram por um Centro Comunitário ligado à esposa do vereador Levi onde, ainda de acordo com a denúncia, estaria havendo o desvio.
O próprio vereador, que inclusive protocolou pedido para que iniciasse investigação a respeito, confirmou que esteve no local, mas apenas ajudou a transportar os alimentos. Várias testemunhas foram ouvidas pela Comissão Especial de Inquérito (CEI), criada a pedido do próprio vereador Levi Xavier, nada se constatou a respeito de qualquer conduta ilegal do referido vereador. A conclusão dos trabalhos desta CEI foi apresentada durante a sessão ordinária desta segunda-feira (22).
Os vereadores Angélica Ferreira, Aroldo Pagan, Fernando Henrique Oliveira e Levi Aparecido Xavier não puderam participar da votação que aceitaria o não a denúncia. Os três primeiros por terem sido declarados suspeitos e o último por ter o nome citado na denúncia.
Em seus lugares foram convocados os suplentes Marcelo Fogaça (PHS), Rogério Lopes da Silva (PHS), Windel Crepaldi (PSC) e Valdecir Pardini (PSDB). Com o resultado da votação apurado, o presidente da Casa, vereador Osvaldo Alves dos Santos, determinou o arquivamento imediato da denúncia.