POLÍTICA

min de leitura - #

Candidatos à prefeitura de Faxinal debatem geração de empregos

DA REDAÇÃO

| Edição de 14 de outubro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Dentro da rodada  de entrevistas do Jornal da Tribuna, o TNOnline entrevistou os candidatos a prefeito de Faxinal: o atual prefeito Ylson Álvaro Cantagallo (PSD) e o professor Arildo Pereira de Castro (PT).

O candidato do PT , professor Arildo, foi recebido na última sexta-feira no estúdio do  Jornal da Tribuna. Ele destacou disse durante o bate-papo que está na hora de Faxinal mudar a prática da política. “Este é o momento para mudar. Aqueles que querem mudança podem ter a opção de mudança”, explica.
Sobre o diferencial de propostas, o professor disse que trabalha pela participação popular. “Trabalho para o bem comum. A política não se faz com alguém que é dono da verdade e sim com construção. Pretendo ouvir mais população, organizar a sociedade e criar um espaço maior dentro do poder, além de trabalhar metas. Serei alguém que ouve a população e define as prioridades e metas a partir da participação da sociedade”, complementa.
Em relação ao antipetismo que pode atrapalhar seu desempenho, o candidato comentou que fez uma pré-campanha e que teve dificuldade no começo. “Tivemos uma certa dificuldade, mas depois fomos esclarecendo. A minha história é de compromisso. Fui diretor de escolas, vereador em dois mandatos”, acrescenta.
Para Arildo, a baixa geração de empregos não tem relação com a pandemia. “Em 2017, foi zero investimento na Secretaria de Indústria e Comércio. Em 2018, foram investidos R$ 10 mil; em 2019, foi zero novamente, e neste ano, foram R$ 16 mil. O resultado disso não tem nada a ver com a pandemia, e sim com a incapacidade do gestor que temos em Faxinal. Ele abandonou a secretaria”, lamenta.
Ontem, foi a vez do atual prefeito e candidato a reeleição Ylson Cantagalo, Gallo, responder as perguntas. Ele defendeu as parcerias que tem junto ao governo estadual e federal como seu diferencial para continuar no mandato. “Nosso principal diferencial são as parcerias que temos com nosso governador Ratinho Junior, que teve a maior votação proporcionalmente no nosso município, além dos deputados estaduais e federais que ajudamos a eleger. O futuro da cidade depende dessas parcerias para o crescimento”, destacou.
Em relação à geração de emprego e renda, o candidato afirmou que a atual situação veio para revelar bons gestores. “O desemprego veio com a pandemia, mas em Faxinal, estamos investindo em um distrito industrial. Embelezamos a cidade, fizemos asfalto e agora esperamos atrair investimentos para geração de empregos”, disse.
Sobre os investimentos em saúde, Cantagalo destacou a construção de postos de saúde e a reforma do hospital municipal. “Realizamos um investimento de quase 30% da receita em saúde, construindo postos de saúde, adquirindo veículos e equipamentos para exames de Raio X e ultrassonografia. Nosso hospital municipal que está sendo reformado vai ser referência para o Vale do Ivaí. A parte estrutural deve ser entregue até dezembro”, garantiu.
A respeito das declarações dadas por seu oponente em entrevista, Cantagalo rebateu. “Nunca administrou nada, só foi diretor de uma escola que hoje sim é bem administrada. O partido dele não tem uma porta para se abrir, não consegue recursos nem no governo federal, nem estadual”, pontuou.
A partir desta quarta-feira, Gustavo Marçal entrevista os candidatos à prefeitura de Arapongas.