POLÍTICA

min de leitura - #

CIE de Arapongas recebe nome de ex-professor e ex-vereador

Edison Costa

| Edição de 11 de outubro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Arapongas entregou à comunidade nesta terça-feira, data dos 70 anos do município, o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), construído anexo ao Centro Social Urbano (CSU), na zona oeste da cidade. Com 2.750 metros quadrados de área construída, obra teve um custo de R$ 3,7 milhões com recursos do Ministério do Esporte através do PAC 2, gerenciados pela Caixa Econômica Federal, mais uma contrapartida do município de R$ 300 mil.

Imagem ilustrativa da imagem CIE de Arapongas recebe nome de ex-professor e ex-vereador


A unidade conta com moderna quadra esportiva de 40x20m além de salas de atendimento médico e administrativo, vestiários e o mezanino com piso emborrachado. Uma quadra descoberta completa o espaço esportivo que será utilizado para as escolinhas de iniciação esportiva e comunidade. 
O CIE recebeu o nome de Professor Maurinho Cassitas, o Mauro Barbosa Cassitas Júnior, que durante muitos anos foi professor de educação física em vários colégios de Arapongas, além de técnico de vôlei e vereador por dois mandatos de 93 a 96 e de 97 a 2000. Ele morreu em 27 de setembro de 2013, vítima de câncer.
O ato solene foi todo em homenagem ao ex-vereador, que dedicou sua vida incentivando crianças, jovens e adultos à prática do esporte. A denominação da obra, inclusive, partiu do próprio prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSC), que foi vereador junto com ele na Câmara de Arapongas. “O que mais admirei no Professor Maurinho foi sua força de vontade de viver e eu aprendi muito com ele”, disse Sérgio Onofre, que acompanhou seus últimos dias de vida.
O Professor Maurinho, inclusive, estava elaborando projetos na área esportiva para que fossem executados quando Sérgio Onofre fosse eleito prefeito de Arapongas.
O prefeito anunciou que vai colocar em prática todos os projetos deixados por Maurinho, como a construção no próprio CIE de pista de caminhada, pista de skate e centros esportivos nos bairros da cidade, entre outros. “O esporte não deixa crianças envolvidas com drogas e temos certeza que nosso futuro será melhor”, afirmou.
O ato solene teve a presença de Aparecida Bernardela Alcaraz, que agradeceu o carinho e o reconhecimento da comunidade ao seu ex-marido Professor Maurinho. Ela disse acreditar que o novo espaço esportivo não forme apenas atletas, mas indivíduos no caminho do bem. “Que daqui saiam pessoas íntegras e de bom caráter, porque o esporte é formador de cidadãos, o que o Professor Maurinho sempre defendeu”, declarou a viúva, que estava acompanhada de demais familiares.
O secretário municipal de Esportes, Altair Sartori, destacou que o CIE servirá para a prática esportiva de crianças, jovens e adultos, incluindo as escolas com iniciação esportiva. “Este espaço é um centro esportivo de excelência. Mas o importante é que cada criança, cada atleta saia por aquela porta como um cidadão de caráter”, declarou.
A solenidade teve a presença do vice-prefeito Jair Milani (PP), do presidente da Câmara, Osvaldo Alves dos Santos (PSC), demais vereadores, representantes da Caixa Econômica Federal, todos os secretários municipais e comunidade.