POLÍTICA

min de leitura - #

Com empate nas urnas, Edimilson é eleito por critério de idade

DA REDAÇÃO

| Edição de 17 de novembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Um fato inédito foi registrado nas eleições municipais deste ano no município de Kaloré. Depois do empate de dois candidatos exatamente com o mesmo número de votos, a vantagem ficou com o mais velho, que deverá assumir a cadeira de prefeito.
Edimilson Luis Stencel (PL) tem 59 anos. Sua oponente, Rita de Cássia Couto (PSD), a Ritinha, tem 42 anos. Após a totalização dos 3.285 votos válidos, os dois candidatos tiveram exatamente 1.186 votos, sendo 37,14% cada um. O terceiro colocado teve 821 votos, 25,71% do total.
Com o resultado, o Código Eleitoral define que o candidato mais velho é quem assume o cargo, como explica o advogado eleitoral Wilson Scarpelini Kaminski. “É um dispositivo da Lei Eleitoral que vem desde a década de 60. O critério de desempate definido pelo Código Eleitoral sempre será por idade e é válido para qualquer cargo em disputa. Em se tratando de números, não há outro recurso, senão o desempate através da idade, é um tópico que nunca foi alterado na Lei”, explicou o especialista.
A candidata Ritinha, vitoriosa nas urnas, mas derrotada pelo Código Eleitoral, lamentou o desfecho e disse que nunca imaginou passar por uma situação como esta. “Eu tinha conhecimento de que a Lei Eleitoral define a vitória para o candidato mais velho, mas eu nunca imaginei que aconteceria comigo. Confesso que fiquei muito triste por todo o trabalho que fizemos até aqui e pelos votos conquistados, mas não há que fazer”, considerou.
A reportagem não conseguiu contato com o candidato eleito.