POLÍTICA

min de leitura - #

Comarca de Apucarana terá 1.080 mesários nas eleições de novembro

DA REDAÇÃO

| Edição de 16 de setembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Justiça Eleitoral de Apucarana, que abrange também os municípios de Cambira e Novo Itacolomi, informou que ao todo 1.080 mesários irão trabalhar nas Eleições marcadas para 15 de novembro de 2020. Ainda de acordo com a Justiça Eleitoral, serão 98 administradores de prédio e 84 auxiliares de serviços eleitorais. Todos eles foram nomeados pela juíza eleitoral Ornela Castanho, da 28ª Zona Eleitoral.

A lista dos nomeados encontra-se no Caderno C desta edição da Tribuna, na área de Editais. Neste ano, serão necessários, aproximadamente, 85 mil mesários, entre convocados e voluntários, para possibilitar o exercício do voto dos 8,1 milhões de eleitores aptos a participar do pleito no Paraná. Em meio ao cenário de pandemia de Covid-19, a Justiça Eleitoral estará tomando todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos mesários e eleitores nas eleições.
A 28ª Zona Eleitoral também confirmou os 32 locais de votação, sendo 29 em Apucarana, dois em Cambira e um em Novo Itacolomi. Sete novos locais de votação estrearão neste ano, todos em Apucarana: são as escolas Mateus Leme, dr. Edson Giacomini, Prof. Durval Pinto, Albino Biacchi, Papa João XXIII, Monsenhor Alberto Beltrami e Wilson de Azevedo.
Algumas mudanças nas seções também foram feitas, como explicou o técnico judiciário Wagner dos Santos Ferreira. “No comparativo com as eleições de 2018, houve a transferência de seções em três colégios. A intenção da Justiça Eleitoral é fazer com que os locais de votação fiquem mais acessíveis para os eleitores, que poderão votar mais perto de suas casas”.
Ao todo, nove seções deixaram o Colégio Mater Dei e foram para a Escola Mateus Leme; três passaram do Colégio Tadashi Enomoto para a Escola dr. Edson Giacomini; e oito migraram do Colégio Santos Dumont para a Escola Prof. Durval Pinto. “Faixas serão penduradas nos locais antigos de votação, informando da mudança, uma semana antes do pleito. Os eleitores precisam ficar atentos”, disse Wagner.