POLÍTICA

min de leitura - #

Comarca de Ivaiporã inicia cadastro biométrico amanhã

Ivan Maldonado

| Edição de 21 de abril de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Eleitores das quatro cidades pertencentes à 93ª Zona Eleitoral de Ivaiporã devem reali zar o cadastro obrigatório da biometria a partir desta segunda-feira (22), de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Além dos 24.631 eleitores de Ivaiporã, os 9.236 eleitores de Jardim Alegre, 3.267 de Arapuã e 3.674 de Lidianópolis também deverão fazer o procedimento no cartório eleitoral até 25 de outubro. Os eleitores que não realizarem o cadastro da biometria até 29 de novembro terão o título cancelado. 
Conforme afirma Rafael Pascoal Teixeira Santos, chefe do Cartório da 93ª Zona Eleitoral, cabe ao eleitor realizar o agendamento prévio do atendimento através do site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR). No horário e dia indicados, é obrigatório o comparecimento no fórum eleitoral, que fica na Av. Itália, ao lado do Campus da UEM. O eleitor deve apresentar o título de eleitor, um documento oficial com foto e um comprovante de endereço. O horário de atendimento é das 12 às 18 horas. 
“A pessoa que quiser vir ao cartório eleitoral sem agendamento também será atendida, mas provavelmente terá um tempo de espera maior de quem agendou previamente porque a maioria dos nossos guichês serão para atendimento agendado e para as pessoas que tem prioridade de agendamento”, esclarece Santos. 
O cadastramento biométrico conta com o apoio das prefeituras da região, como infraestrutura, servidores para apoio técnico nas atividades de revisão do eleitorado, ações relacionadas ao controle e orientação das filas, organização e triagem de documentos, recadastramento dos eleitores e expedição de títulos. 
“No total a equipe que vai trabalhar com sete estagiários cedidos pelas prefeituras, mais quatro contratados pelo tribunal para o período do cadastramento biométrico e dois servidores do TER. As prefeitura também vão nos auxiliar com o transporte dos eleitores que tem dificuldade de comparecer ao cartório eleitoral”, comenta. 
Apesar do cadastramento biométrico oficial iniciar na segunda, o cartório eleitoral já realizou a revisão de 8.331 eleitores, sendo 6.047 de Ivaiporã, 1.410 de Jardim Alegre, do município de Arapuã foram cadastrados 341 eleitores e de Lidianópolis 533. “Qualquer pessoa que vinha aqui fazer um procedimento eleitoral, a gente aproveitava e fazia a revisão biométrica. Nas últimas semanas com o aumento da divulgação a procura aumentou”, disse Santos.