POLÍTICA

min de leitura - #

Começa revisão biométrica em três comarcas da região

Edison Costa

| Edição de 27 de junho de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Três comarcas eleitorais da região deram início oficialmente, ontem, ao recadastramento biométrico dos eleitores: Jandaia do Sul, Marilândia do Sul e Ortigueira, as quais compreendem dez municípios. Juntas somam aproximadamente 79,8 mil eleitores, que terão que comparecer aos cartórios eleitorais de suas sedes para troca do título de eleitor. Para o ato de revisão biométrica o cidadão deve levar o título de eleitor, um documento de identidade com foto e um comprovante de residência. Quem não fizer a revisão biométrica dentro do prazo estipulado terá seu documento de eleitor automaticamente cancelado e não poderá votar nas eleições do ano que vem. Em todas as comarcas, o processo conta com o apoio das prefeituras dos municípios abrangidos.

Imagem ilustrativa da imagem Começa revisão biométrica em três comarcas da região


Em Jandaia do Sul, os trabalhos estão sob coordenação geral do juiz João Gustavo Rodrigues Stolsis, da 70ª Zona Eleitoral, e do chefe do Cartório, William Roberto Vargas. Além de Jandaia do Sul, a Comarca abrange também os municípios de Bom Sucesso, Kaloré, Marumbi e São Pedro do Ivaí, num total de 37.115 eleitores. O recadastramento vai até o dia 27 de outubro.
Segundo William Vargas, onze guichês estão atendendo aos eleitores das cinco cidades, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas. A expectativa é atender uma média de 431 pessoas por dia, a fim de atingir 100% ou pelo menos 80% do total de eleitores.
Em Marilândia do Sul, a revisão biométrica está sob responsabilidade da juíza Stephanie Assis Pinto de Oliveira, da 76ª Zona Eleitoral, e do chefe do Cartório Eleitoral, Bruno Azzolini. Os trabalhos prosseguem até o dia 15 de setembro.
Além de Marilândia do Sul, a Comarca atende os municípios de Califórnia, Mauá da Serra e Rio Bom, totalizando 24.411 eleitores. Cerca de 40 colaboradores estão trabalhando no atendimento ao público, de segunda a sexta, das 9 às 18 horas. A meta é atender em média 387 pessoas por dia para atingir 100% dos eleitores ou próximo disso até o prazo final.
Já em Ortigueira, a Comarca local abrange apenas este município, através da 167ª Zona Eleitoral, que tem 18.310 eleitores cadastrados. Os trabalhos têm a coordenação geral do juiz Ricardo Piovezan e do chefe do Cartório, Rafael Antônio Costa. O processo de revisão biométrica prossegue até o dia 25 de agosto.
Em Arapongas, o recadastramento eleitoral teve início no dia 12 de junho, com término previsto para 17 de novembro. Ao todo deverão passar pela revisão biométrica 88.166 eleitores, sendo 82.413 de Arapongas e 5.753 de Sabáudia, que fazem parte das 61ª e 180ª Zonas Eleitorais, respectivamente.
Em Arapongas, o processo tem a coordenação geral do juiz Amarildo Clementino Soares, da 180ª Zona Eleitoral e diretor do Centro de Atendimento ao Eleitor (CAE), e de Mariângela de Souza Melo, chefe do Cartório Eleitoral.
Em mais esta etapa, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) pretende implantar a biometria em 159 novos municípios. Até março do ano que vem, a meta é atingir 82% do eleitorado paranaense com este sistema de impressão digital.