POLÍTICA

min de leitura - #

Depois da biometria, Comarca de Grandes Rios perde 2 mil eleitores

Edison Costa

| Edição de 03 de setembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Comarca Eleitoral de Grandes Rios, que abrange os municípios de Grandes Rios, Rosário do Ivaí e Rio Branco do Ivaí, encerrou na última sexta-feira o recadastramento biométrico dos eleitores. Os trabalhos tiveram início no dia 4 de junho. No último dia dado como prazo, o cartório atendeu a mais de 300 pessoas, contra uma média de 200 por dia nas semanas anteriores.

Imagem ilustrativa da imagem Depois da biometria, Comarca de Grandes Rios perde 2 mil eleitores

De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral, César Augusto Mialik Marena, somando os três municípios, dos 13.615 eleitores da comarca 11.614 fizeram a revisão biométrica, ou seja, 85,3%, enquanto 2001 (14,7%) não compareceram para o procedimento obrigatório e deverão ter o título de eleitor cancelado.
Grandes Rios foi o município que mais perdeu eleitores proporcionalmente. Dos 5.189 eleitores, 4.413 (84%) fizeram o recadastramento biométrico, registrando-se uma baixa de 776 eleitores que não compareceram ao cartório dentro do prazo previsto.
Rosário do Ivaí tinha inicialmente 4.948 eleitores, número que baixou para 4.197 que fizeram a biometria (83%), contabilizando uma perda de 751 eleitores. Já Rio Branco do Ivaí tinha 3.478 aptos a votar e 3.004 passaram pelo processo da biometria (84%), ou seja, 474 não compareceram. De modo geral, a biometria não atingiu os 100% dos eleitores, porém superou a meta mínima estabelecida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que era de 80%.
Eleitores que não fizeram a revisão biométrica ainda podem recuperar seu título nas próximas duas semanas, porém terão que apresentar toda documentação inicial exigida como se fosse um título novo.
De acordo com César Augusto, um grande trabalho de divulgação da necessidade do procedimento biométrico foi feito junto aos eleitores dos três municípios através de ações conjuntas da Justiça Eleitoral, Prefeituras e meios de comunicação. Prefeituras das três cidades, inclusive, disponibilizaram ônibus para o transporte de eleitores até o Fórum Eleitoral de Grandes Rios durante o período.
Para o chefe do cartório, a baixa de eleitores pode estar relacionada à parcela de pessoas que ainda mantêm seus títulos de eleitores na sua cidade de origem, porém hoje estão morando e trabalhando em outros centros. Muitos deixaram de comparecer ao cartório devido à distância onde estão morando hoje ou por falta de tempo.
OUTRAS
Além de Grandes Rios, que já encerrou os trabalhos, estão com o processo de recadastramento biométrico no Vale do Ivaí as comarcas eleitorais de Ivaiporã e Faxinal. 
Em Ivaiporã, que abrange ainda os eleitores de Arapuã, Jardim Alegre e Lidianópolis, a revisão biométrica teve início no dia 22 de abril e prossegue até dia 25 de outubro. A meta é atingir 40,8 mil eleitores dos quatro municípios.
Na Comarca Eleitoral de Faxinal, que inclui os municípios de Cruzmaltina e Borrazópolis, o procedimento biométrico começou no dia 10 de junho e vai até 27 de setembro. Juntos, esses municípios somam 21,6 mil eleitores.