POLÍTICA

min de leitura - #

Deputado confia no fortalecimento do MDB para as eleições no Paraná

DA REDAÇÃO

| Edição de 23 de julho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O deputado federal Sérgio Souza (MDB), presidente da Comissão Provisória indicada pelo Diretório Nacional para reorganizar o MDB no Paraná, disse ontem, em entrevista ao site TNOnline e ao jornal Tribuna do Norte, acreditar que o partido possa se fortalecer e ganhar força, talvez já para as eleições de 2022 e principalmente para o pleito de 2026. Nas últimas semanas, o parlamentar tem percorrido o Paraná no sentido de conversar com todas as lideranças emedebistas para reorganização dos diretórios. 

O partido tem convenção marcada para o dia 31 deste mês, em Curitiba, para eleição do novo comando. Conforme sua análise, o MDB caiu muito nos últimos anos, porém continua sendo um dos mais tradicionais do País e composto por lideranças fortes em nível de Estado e de País. Segundo ele, a queda ocorreu quando o partido passou a ser de um dono só, porém é possível sua recuperação a longo prazo.
“O MDB é um partido que não pode ter dono, tanto que está no próprio nome Movimento Democrático. A partir do momento que o partido começou a ter dono em algumas cidades, só caiu. O MDB caiu muito nos últimos anos, e já foi o partido que mais teve representação na Assembleia, no Congresso, nas prefeituras e nas câmaras. Não caiu só a nível de parlamentares, caiu a nível de filiados e o MDB ficou pequeno”, disse.
Embora o grupo do ex-governador Roberto Requião trabalhe para retomada do comando do partido, Sérgio Souza não vê problema na convenção do próximo dia 31 “Acredito em uma convenção tranquila, com disputas de chapas, e aquele que ganhar terá a responsabilidade de comandar o maior partido do Brasil e o décimo do Paraná”, explica. 
Conforme assinala, nessas eleições gerais no Paraná, o primeiro passo é lançar uma chapa muito bem organizada, com candidatos a deputados federais e estaduais. A meta é duplicar a quantidade de deputados federais e triplicar os estaduais. “Estamos incentivando candidaturas em Cambé, Londrina e Rolândia. Em Arapongas deve ter candidato, e em Apucarana queremos que tenha. Se montarmos uma boa chapa, teremos a possibilidade de bons candidatos e lá em 2024 esses candidatos podem sair como vereadores prefeitos, e aí sim o partido chegar em 2026 enraizado”, disse.