POLÍTICA

min de leitura - #

“Desafio dos governos é equilibrar economia e saúde”, diz Guto Silva

DA REDAÇÃO

| Edição de 31 de julho de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Manter o equilíbrio entre economia e saúde é o grande desafio dos governos de todo o mundo para enfrentar a crise sanitária, humanitária e econômica causada pela pandemia do coronavírus. O tema foi debatido durante videoconferência promovida pelo Colégio Brasileiro de Executivos de Saúde (CBEXs), na noite de anteontem, com a participação do chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva, e da secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Patricia Ellen. 

“Encontrar esse equilíbrio é o que buscamos todos os dias. Nossa maior preocupação é como se dará o futuro, como sair dessa crise, retomar a atividade econômica e proteger a população”, disse Guto Silva. 
Para ele, a saída definitiva só virá com a vacina. “Estamos avançando em acordos com a China e com a Rússia para testes e produção de vacina no Paraná e já destinamos recursos para a compra do imunizante assim que estiver disponível”, afirmou. 

INVESTIMENTOS
Em outra frente, o Estado aposta em investimentos e na força do agronegócio para a retomada econômica. A supersafra e as exportações que bateram recorde mesmo durante a pandemia criaram um colchão de liquidez, sobretudo no Interior, que estão ajudando a movimentar o comércio.
E, nos próximos meses, o governo paranaense planeja investimentos de R$ 600 milhões em obras públicas. “Estamos captando recursos para realizar obras, gerar empregos e promover uma rápida retomada da economia”, afirmou.
Guto Silva lembrou que, além de fortalecer todo o sistema de saúde, com a abertura de mais de mil novos leitos de UTI e testagem em massa, também foram criados programas sociais para atender a população e linhas de crédito para apoiar as empresas, principalmente as micro e pequenas. Tudo em meio à dificuldade de caixa, já que o Estado passa por uma grave crise fiscal, com a queda na arrecadação provocada pela pandemia.