POLÍTICA

min de leitura - #

Educação de Apucarana é referência

Da Redação

| Edição de 20 de outubro de 2022 | Atualizado em 20 de outubro de 2022
Imagem descritiva da notícia Educação de Apucarana é referência

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PSD), cumpriu agenda em Curitiba anteontem, participando ao lado da secretária de Educação, Marli Fernandes, de evento do Conselho Estadual de Educação. O grupo é composto por educadores renomados que pensam a educação do Paraná, tais como Oscar Alves, ex-reitor da UEL. “Nossa educação no ensino básico tem sido referência para o Paraná e o Brasil, com o reconhecimento de órgãos conceituados e prêmios nacionais, como o Band Cidades Excelentes”, lembrou Junior da Femac, que voltou a falar sobre o tema para lideranças de todas as regiões do Estado. Ontem, ainda em Curitiba, o prefeito de Apucarana teve novas agendas, na capital do Estado, tratando do Projeto ParCão, que será estruturado na Praça 28 de Janeiro, e também da aquisição de mobiliário urbano. (Na foto: Marli Fernandes, Junior da Femac e Oscar Alves).

Medo de expressar o voto

Dados da pesquisa Datafolha, divulgados ontem, apontam que 30% dos eleitores avaliam os locais públicos como os mais perigosos para expressar preferência política ou de voto. O instituto apresentou sete situações e perguntou em quais os entrevistados avaliam que poderiam ter algum tipo de problema. Depois dos locais públicos (30%), o local de trabalho foi o mais citado (25%), seguido por conversas com a família (24%). Também foram citados conversa com amigos ou colegas (20%), na igreja ou culto (18%) e em escola ou faculdade (12%). Entre os eleitores de Lula, 27% avaliam que podem ter problema se manifestarem seu voto no local de trabalho, ante 23% entre os eleitores de Bolsonaro. 

Perfil de deputados eleitos

A Assembleia Legislativa do Paraná, através da área de comunicação, usou as redes sociais nesta quinta-feira para anunciar que começa a apresentar uma série de entrevistas com todos os deputados estaduais eleitos no dia 2 de outubro, fazendo um perfil de cada um dos 54 deputados. A série foi aberta com um ex-deputado que foi eleito novamente: o radialista Marcelo Rangel, que foi deputado de 2007 a 2013, e agora terá um terceiro mandato, aos 52 anos. Os conteúdos estarão no site da Alep e replicados nas redes sociais da Casa. O objetivo da Assembleia Legislativa é mostrar para todos os paranaenses quem são os parlamentares que vão representá-los nos próximos quatro anos.

Propaganda suspensa

A ministra Isabel Gallotti, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), suspendeu ontem uma propaganda eleitoral da campanha do presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que associa fala do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) sobre querer “todo mundo armado” a imagens de armas nas mãos de crianças, agressão a mulheres e crime. Os advogados de Bolsonaro argumentam que a fala foi descontextualizada porque a pauta armamentista do presidente nunca teria incluído “o uso de arma por criança, para a intimidação de mulheres ou para execuções sumárias”. A ministra determinou que o material pode continuar sendo veiculado se o trecho for excluído.

Parlamento Jovem

Os onze vereadores que compõem o Parlamento Jovem de Apucarana participam da primeira sessão ordinária do projeto hoje, às 9 horas, na Câmara Municipal. Os estudantes vão apresentar e votar projetos de lei direcionados a diferentes áreas da administração municipal. A sessão será dirigida pela presidente da Mesa Diretora, Diny Kelly Cassiano Oliveira, do Colégio Militar Padre José Canalle, ao lado da vice Eloá Isabelle de Oliveira, do Colégio Militar Tadashi Enomoto, da 1ª secretária Juliana Gomes, do mesmo colégio, e do 2º secretário Neylton Santos, do Colégio Padre José Canalle.