POLÍTICA

min de leitura - #

Eleição em Arapongas conta com sete candidatos a prefeito

DA REDAÇÃO

| Edição de 14 de novembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O pleito de 2020 para a prefeitura de Arapongas reúne 7 candidatos, o maior número de concorrentes ao cargo das últimas eleições. Entre os nomes colocados à disposição dos eleitores da cidade estão o do atual prefeito que tenta reeleição, um ex-prefeito, dois ex-vice-prefeitos, uma vereadora, um ex-vereador e um candidato que nunca assumiu um cargo público.

O atual prefeito de Arapongas, Sergio Onofre (PSC), é candidato a reeleição junto com Jair Milani (DEM) para vice-prefeito. Onofre tem 57 anos, foi vereador em Arapongas por quatro mandatos, presidente da Câmara de Vereadores por quatro vezes e considerado o vereador mais votado do Paraná em proporção de votos, em 2008. Onofre chegou a ser impugnado pela Justiça Eleitoral de Arapongas, mas recorreu e foi liberado para concorrer, em decisão unânime do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).
Primeira mulher a disputar o cargo majoritário em Arapongas, a candidata Angélica Ferreira (PROS), é enfermeira, tem 39 anos, e atualmente está em seu segundo mandato na Câmara dos Vereadores. Angélica tem como candidato a vice-prefeito Paulo Othoniel (PROS). A candidata defende o protagonismo da mulher na política.
Único candidato deste pleito que nunca assumiu um cargo público é Fernando Bolico, conhecido como Fernando Gauchinho (PTC). Seu candidato a vice-prefeito é Professor Tiago (PTC). Bolico é formado em Direito e pós-graduando em gestão pública. O candidato já foi assessor estratégico da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). Ele foi candidato a vereador no pleito de 2016, ficando na condição de suplente. O candidato garante que sua primeira ação de governo caso seja eleito será abrir a Rua Rabilonga Vermelha, utilizada como desvio para o pedágio da cidade.
O candidato à prefeitura de Arapongas Ricardo Augusto Grassano, o Guto Grassano (Podemos), tem 53 anos e é pecuarista. Sua candidata a vice-prefeita é Lusia Constantino (Podemos). Guto já foi vice-prefeito na gestão de Bisca entre os anos de 2001 a 2004. Candidato ao cargo de prefeito de Arapongas pela primeira vez, ele afirma que pretende realizar uma gestão moderna e empresarial para trazer desenvolvimento econômico para a cidade.
Ex vice-prefeito de Arapongas na gestão de Padre Beffa (2013–2016), Pedro Paulo Bazana (PV) tem 52 anos e é candidato ao cargo de prefeito de Arapongas pela primeira vez. Junto com ele na chapa para vice-prefeito está Luciano Martins (Republicanos). Durante sua campanha, Bazana garantiu que pretende ser o prefeito da educação.
O médico ginecologista Dr. Valdecir de Oliveira (PRTB) tem 66 anos e atua como médico em Arapongas há 37 anos. Sua candidata a vice-prefeita é Giovana Zanin Baroneza (PRTB). O candidato já foi vereador em 4 legislaturas e candidato a vice-prefeito no pleito de 2016. Durante a campanha, Oliveira disse que pretende implementar uma UTI neonatal, além de fortalecer os hospitais de Arapongas.
Waldyr Pugliesi (MDB) tem 84 anos e é novamente candidato a prefeito de Arapongas, tendo como candidato a vice-prefeito nesta eleição Fernando Berestinas (MDB). O último pleito em que disputou o cargo foi em 2012. Pugliesi já foi prefeito de Arapongas por três vezes, vereador duas vezes, além de deputado estadual e federal constituinte, secretário de estado dos transportes e diretor do Porto de Paranaguá. Em sua campanha, o candidato destacou sua experiência na vida pública e diversos feitos em mandatos anteriores.