POLÍTICA

min de leitura - #

Eleição leva quase 328 mil pessoas às urnas na região

Renan Vallim

| Edição de 07 de outubro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Hoje, 147,3 milhões de brasileiros vão às urnas para o primeiro turno das eleições para presidente do Brasil e governadores das 27 Unidades Federativas. Senadores e deputados também serão eleitos no pleito. Na região, 328 mil pessoas estão aptas a votar nestas eleições. Eleitorado se mostra desconfiado com os rumos do País, mas otimista quanto a uma renovação na política como um todo.
Por ordem alfabética, concorrem à presidência os candidatos Alvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Ciro Gomes (PDT), Fernando Haddad (PT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB), Jair Bolsonaro (PSL), João Amoêdo (Novo), João Goulart Filho (PPL), José Maria Eymael (DC), Marina Silva (REDE) e Vera Lúcia (PSTU).
Para o governo do Estado, concorrem Cida Borghetti (PP), Dr. Rosinha (PT), Geonísio Marinho (PRTB), João Arruda (MDB), Ogier Buchi (PSL), Priscila Ebara (PCO), Professor Ivan Bernardo (PSTU), Professor Jorge Bernardi (REDE), Professor Piva (PSOL) e Ratinho Júnior (PSD).
Nestas eleições, 14 candidatos do Paraná buscam as duas vagas destinadas ao Estado no Senado. Concorrendo às 30 vagas de deputado federal no Paraná estão 447 candidatos. Já para o cargo de deputado estadual 763 pessoas confirmaram suas candidaturas perante a Justiça Eleitoral, com 54 cadeiras em disputa.
O maior colégio eleitoral da região fica em Apucarana, com 91.363 eleitores cadastrados. A cidade conta com 22 locais de votação. Arapongas vem na sequência, com 77.104 eleitores e 28 locais de votação. Logo depois aparecem Ivaiporã, com 24.657 eleitores; Jandaia do Sul, com 15.546; e Faxinal, com 12.192. 
O eleitor escolherá primeiro o deputado federal (quatro dígitos). Depois, será a vez de votar para um deputado estadual (cinco dígitos), dois senadores (três dígitos), um governador (dois dígitos) e, por fim, o presidente da República (dois dígitos).
Ao digitar os números, aparecerão a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato. Se as informações estiverem corretas, aperte a tecla verde Confirma. Para o cargo de senador, o eleitor deve fazer a operação duas vezes. A urna eletrônica também tem a tecla Corrige, que permite ao eleitor mudar o voto caso detecte algum erro.
Os eleitores deverão comparecer aos locais de votação entre as 8 e as 17 horas. Aqueles que estiverem na fila das seções eleitorais após as 17 horas ainda poderão votar. Para votar, é necessário apresentar um documento oficial com foto, como carteiras de identidade, de trabalho, nacional de habilitação, certificado de reservista, Documento Nacional de Identidade (DNI) ou passaporte.
Certidão de nascimento e de casamento não valem como prova de identidade na hora de votar. Eleitores que fizeram o cadastramento biométrico podem apresentar somente o e-Título, por substituir o documento oficial com foto.

RESULTADOS
Os resultados das eleições devem ser divulgados até as 18 horas no Paraná e após às 19 horas para presidente da República.