POLÍTICA

min de leitura - #

Eleição no consórcio de saúde de Ivaiporã pode ser anulada

Ivan Maldonado

| Edição de 30 de novembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em reunião realizada anteontem em Ivaiporã, os prefeitos que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS) da 22ª Regional de Saúde, depois de muita discussão, elegeram por aclamação o prefeito de São João do Ivaí, Fábio Hidek Miura (PSC) como novo presidente do consórcio para gestão (2019/2020) e o atual presidente Clodoaldo Fernandes (PSC), prefeito de Nova Tebas como vice. Porém, após o encerramento da eleição, surgiram informações que Hidek teria problemas em ser eleito, por conta de pendências junto ao CIS.

Imagem ilustrativa da imagem Eleição no consórcio de saúde de Ivaiporã pode ser anulada


O presidente eleito Hidek diz que como houve este problema uma nova eleição deve ser marcada para os próximos dias. “Possivelmente esta eleição por aclamação vai ser anulada e teremos uma nova eleição por voto. Acredito que será seguida a sugestão que eu fiz, e nova eleição deve ser marcada para o dia 10 ou 14”. Com relação às pendências junto ao CIS que impediram a eleição por aclamação, o prefeito diz que ontem mesmo já estava sendo regularizada.
A eleição de Hidek se deu após muita discussão, depois que o atual presidente Clodoaldo Fernandes se mostrou disposto a ser candidato à reeleição, sendo contestado pelo prefeito de Ivaiporã, Miguel Roberto do Amaral (PSDB). Ele indicou o prefeito José Gonçalves (PSDB), de Godoy Moreira, como candidato. No entanto, por motivos particulares ele preferiu não se candidatar. 
“Na verdade eu não gostaria que houvesse reeleição, eu sou da chapa que está lá há dois anos, e entendo que a rotatividade da presidência no consórcio é importante. Fizemos uma composição ficando o Hidek presidente e o Clodoaldo vice. Agora, como houve este problema, creio que uma nova eleição deve ser marcada”, assinala Amaral. 
Outro problema também discutido na reunião que gerou polêmica foi à impossibilidade de prefeito de Ivaiporã se candidatar. “São pendências de gestão anterior (2005/2008) que já deveriam ter sido resolvidas e a cada eleição aparece isso de novo. Todos sabem que na eleição passada eu votei, mas quando Ivaiporã tem algum interesse principal trazem esses problemas do passado. Mas quero deixar tudo certo, para que Ivaiporã tenha condição de quando quiser ter candidato também participar” destacou Miguel Amaral. (IVAIPORÃ)