POLÍTICA

min de leitura - #

Eleitores faltosos têm 15 dias para regularizar título

Renan Vallim

| Edição de 21 de abril de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Faltando 15 dias para terminar o prazo para regularização do título de eleitor na Comarca de Apucarana, a maioria das pessoas que não votaram nem justificaram a ausência nas últimas três eleições (cada turno é considerado uma eleição) ainda estão com pendências na Justiça Eleitoral. Ao todo, mais de 1,4 mil eleitores eram aguardados no Fórum Eleitoral da cidade para regularizar a situação.
A relação com todos os nomes está afixada desde fevereiro no Cartório da 28ª Zona Eleitoral de Apucarana. A comarca eleitoral abrange também os municípios de Cambira e Novo Itacolomi. O prazo para realizar o procedimento termina no próximo dia 6 de maio. 
Segundo a chefe do Cartório da 28ª Zona Eleitoral, Andrea Silva Milanin, ao todo Apucarana tem 1.410 eleitores faltosos. Cambira tem 42 e Novo Itacolomi, 11. Ela afirma que, apesar de não ter como saber exatamente quantas pessoas procuraram o cartório para regularizar a situação, o número foi extremamente baixo.
“A procura ficou muito longe do esperado. Acreditamos que as pessoas podem estar deixando para o final do prazo”, destaca ela.
Andrea salienta que esses eleitores têm mais 15 dias para recolher a multa, que hoje é de R$ 3,51, e justificar a ausência junto ao cartório eleitoral. De acordo com ela, a multa pode ser impressa junto ao site do TSE, recolhida na agência do Banco do Brasil e levada ao cartório para os trâmites de regularização da situação eleitoral.
A Justiça Eleitoral divulgará, a partir do dia 24 de maio, as relações contendo os nomes dos eleitores e os números dos respectivos títulos cancelados por ausência aos três últimos pleitos.
Enquanto não regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral, o eleitor estará sujeito a uma série de sanções, como não poder tirar passaporte ou carteira de identidade; fazer concurso ou ocupar cargo público, renovar matrícula no ensino público, ou obter certidão de quitação eleitoral.
Conforme dados do TSE, no Paraná são mais de 114 mil eleitores que não votaram nas três últimas eleições e nem justificaram ausência. Em todo o Brasil, o número soma em torno de 2,6 milhões de eleitores.