POLÍTICA

min de leitura - #

Em reunião secreta, Bolsonaro empossa novos ministros

DA REDAÇÃO

| Edição de 07 de abril de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O presidente Jair Bolsonaro empossou na manhã de ontem, em cerimônia secreta, os novos ministros Luiz Eduardo Ramos (Casa Civil), Anderson Gustavo Torres (Justiça e Segurança Pública), Walter Braga Netto (Defesa), Carlos Alberto França (Relações Exteriores) e Marcelo Queiroga (Saúde).

Também tomaram posse os novos titulares da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, que será responsável pela articulação política do Palácio do Planalto com o Poder Legislativo, e da Advocacia-Geral da União, André Mendonça, que volta ao cargo após passar menos de um ano à frente da Justiça.
A cerimônia serviu apenas para a oficialização dos nomes de Torres, Queiroga e Mendonça, que já haviam sido empossados em outros eventos secretos no gabinete de Bolsonaro na semana passada. 

SEM IMPRENSA
Pela segunda vez seguida, a cerimônia de posse seguida no Palácio do Planalto foi realizada sem a presença da imprensa ou transmissão ao vivo pelos canais do governo, como costumava acontecer. De acordo com a Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social), os novos titulares agradeceram, em rápidos discursos, suas escolhas para o cargo e assinalaram suas prioridades.
As trocas nos Ministérios da Saúde e das Relações Exteriores ocorrem após pressão de parlamentares e empresários pela substituição dos antecessores, Eduardo Pazuello e Ernesto Araújo, que guiaram a reforma ministerial. 
Na troca de cadeiras, a demissão do general Fernando Azevedo e Silva, da Defesa, motivou ainda a debandada no comando das Forças Armadas, com a substituição dos chefes do Exército, Marinha e Aeronáutica, que já tomaram posse.