POLÍTICA

min de leitura - #

Entrega de máquinas a consórcio reúne três ministros e governador

Edison Costa

| Edição de 29 de abril de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado do Paraná (Cindepar) recebeu em solenidade oficial ontem, em Londrina, novas máquinas e equipamentos para execução de serviços de infraestrutura nos municípios associados. O evento, realizado no Parque de Exposições Ney Braga, reuniu os ministros Helder Barbalho, da Integração Nacional, Ricardo Barros, da Saúde, e Osmar Serraglio, da Justiça, além do governador Beto Richa (PSDB), vice Cida Borghetti (PP), prefeitos de toda a região, deputados federais e estaduais e secretários de Estado.

Imagem ilustrativa da imagem Entrega de máquinas a consórcio reúne três ministros e governador


Foram entregues oito máquinas especiais para pavimentação asfáltica e recape e caminhões adquiridos com recursos obtidos através de emendas parlamentares via Ministério da Integração Nacional, num valor aproximado de R$ 2,5 milhões, mais uma contrapartida do consórcio no valor de R$ 385 mil. Deputados estaduais também estão colocando emendas no orçamento do Estado para auxiliar o Cindepar no custeio dos serviços.
O Cindepar reúne hoje 123 municípios do norte, noroeste, norte pioneiro e Vale do Ivaí.
O Cindepar foi criado em 2013, reunindo 11 municípios, num trabalho de organização feito pelo deputado federal Alex Canziani (PTB). Através do Cindepar, hoje prefeituras podem executar serviços de pavimentação e recape asfáltico a um custo até 70% mais baixo do que o executado por conta própria. Uma máquina de micropavimento pode fazer em torno de 5 mil metros quadrados de recape em apenas um dia.
“Não há nada mais forte do que uma ideia cujo tempo chegou”, disse Canziani, lembrando frase de Vítor Hugo para destacar como o consórcio foi criado em 2013 e ganhou força nesses três anos. Segundo ele, com inovação e união dos municípios é possível enfrentar as dificuldades de um governo municipal.
O governador Beto Richa anunciou na ocasião uma medida para reduzir ainda mais os custos destes projetos. Ele autorizou que a gestão da fábrica de tubos de concreto de Arapongas, pertencente ao governo estadual, passe a ser feita pelo Cindepar, em parceria com o Instituto Águas do Paraná. O objetivo é diminuir custos na construção de galerias pluviais, obra que combate a erosão e tem de ser feita antes do asfaltamento.
Beto Richa afirmou que o governo estadual é parceiro de todos os municípios paranaenses e de seus consórcios. “Os prefeitos reconhecem o caráter municipalista da nossa gestão, pois apoiamos as iniciativas das prefeituras e dos consórcios e fazemos investimentos”, afirmou.
Ele ressaltou a criação e a evolução do Cindepar. “Isso mostra que os prefeitos percebem a importância da união, sobretudo para ampliar a pavimentação asfáltica nas cidades”, disse.

Barbalho defende trabalho coletivo dos municípios
O trabalho conjunto para alavancar o desenvolvimento dos municípios foi ressaltado também pelo ministro Helder Barbalho. “Temos parcerias com municípios de todas as regiões do País. O Paraná faz o seu trabalho, no sentido de apresentar os projetos. O Cindepar é um instrumento que otimiza a utilização dos recursos e faz com que eles cheguem de uma maneira mais ampla possível”, afirmou, destacando a importância de as prefeituras trabalharem de forma coletiva para  alcançarem seus objetivos.
O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), lembrou que asfalto é uma obra cara e um dos principais problemas do seu município. Ele disse que vai entrar no Consórcio e, em quatro anos, resolver esta situação. O Cindepar é presidido pelo prefeito de Astorga, Antônio Carlos Lopes (PTB), tendo como diretor executivo um de seus fundadores, o ex-prefeito também de Astorga, Arquimedes Ziroldo “Bega” (PTB). (E.C.)