POLÍTICA

min de leitura - #

"Estamos no caminho certo", afirma prefeito de Arapongas

Edison Costa

| Edição de 10 de outubro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Arapongas completa hoje 71 anos de emancipação política e administrativa. Com121.198 habitantes, segundo estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e 77.060 eleitores, de acordo com registros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Arapongas está entre as maiores cidades do norte do Paraná.

Imagem ilustrativa da imagem "Estamos no caminho certo", afirma prefeito de Arapongas


Arapongas se constitui numa das grandes forças econômicas do Estado, tendo a indústria moveleira como principal fonte geradora de emprego e renda. Mas a cidade também possui inúmeras outras alternativas econômicas nas áreas de alimentação, do agronegócio, de tecnologia e de serviços, além do comércio.
O prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSC) avalia que, a partir de janeiro de 2017, quando assumiu o cargo, Arapongas obteve avanços significativos em diferentes setores, principalmente nos de saúde, educação e geração de emprego e renda. Além disso, o município voltou a receber investimentos federais e estaduais para seus projetos, o que não acontecia antes.
“Eu acredito que estamos no caminho certo”, diz o prefeito, salientando que é por isso que a cidade, por exemplo, deu 81% dos votos válidos nas urnas para o governador eleito Ratinho Júnior (PSD), a quem o prefeito e seu grupo político apoiaram nessas eleições.
“Nunca Arapongas obteve tantos investimentos estaduais e federais como nesses dois anos, porque sempre corremos atrás dos recursos”, observa, destacando que é grande o volume de recursos direcionados para a saúde, educação, infraestrutura urbana e segurança pública, entre outras áreas
No caso do Estado, Onofre acredita que a possibilidade de receber investimentos será maior ainda, porque a população estará bem representada com Ratinho Júnior no comando do governo e com o deputado estadual Tiago Amaral (PSB) na Assembleia Legislativa. Da mesma forma estará bem representada pelo deputado Pedro Lupion (DEM) na esfera federal. Só o deputado federal Osmar Serraglio (PP), que não se reelegeu, destinou mais de R$ 7 milhões para combate à erosão e revitalização de ruas e avenidas.
“O que eu posso dizer é que Arapongas voltou a ser respeitada pelos governos estadual e federal”, avalia o prefeito Sérgio Onofre sobre os rumos da cidade e da administração municipal.

EMPREGO E RENDA
Além de ações governamentais, o prefeito destaca como importantes os investimentos que o município tem recebido do setor privado. Entre eles o prefeito aponta a unidade do Muffato, que está gerando 300 empregos diretos. Também está em fase de instalação uma fábrica de ração, para 240 empregos. Além disso, o estacionamento rotativo, que será explorado por uma empresa terceirizada, vai empregar em torno de 100 trabalhadores.
Segundo o prefeito, nos últimos meses Arapongas foi a cidade que mais gerou empregos entre os municípios da Amepar e da Amuvi.
Entre outras ações de governo, o prefeito Sérgio Onofre cita o programa Cidade Digital, que está levando internet gratuita para cerca de 2 mil famílias. E a Guarda Municipal, que teve seu efetivo ampliado, treinado, equipado e hoje se constitui em modelo para todo o Paraná. 

Administração municipal priorizou o setor de saúde
Onofre considera a área de saúde como maior avanço nos últimos dois anos. Ele cita que a administração municipal reformou três postos de atendimento 18 Horas, inaugurou um grande posto de saúde no San Rafael, o Pronto Atendimento Infantil (PAI) e está concluindo mais um posto 24 Horas. ”Vamos terminar o ano com dois postos 24 Horas e mais três 18 Horas funcionando”, diz.
Onofre lembra que em 2016 Arapongas tinha uma alta taxa de mortalidade infantil, na casa de dois dígitos, ou seja, de 12.15% para cada mil nascidos vivos. Esse índice caiu para um dígito já em 2017, ou seja, para 9.31%.
O prefeito informa que no final de 2016 havia 211 notificações de casos de dengue em Arapongas. No segundo semestre deste ano houve apenas quatro casos, a menor taxa do Paraná. 
Para melhorar ainda mais o atendimento de saúde da população, Onofre salienta que renovou toda a frota de ambulâncias, com a substituição dos velhos veículos por novos. “É o maior avanço que Arapongas já teve na área de saúde”, garante. (E.C.)

Educação busca modernização do ensino municipal
Outro setor que teve grande avanço, de acordo com o prefeito Sérgio Onofre, é o de educação. Ele cita a aquisição de uniformes escolares, inclusive tênis, para os cerca de 11 mil alunos da rede municipal e das creches, o que nunca houve em Arapongas. Também cita a implantação do programa de robótica nas escolas com a distribuição de materiais didáticos. “Só em uniformes e robótica investimos mais de R$ 3 milhões”, diz.
Outro importante programa implantado é o de educação no trânsito, com palestras, distribuição de cartilhas e construção da pista de trânsito onde os alunos recebem aulas práticas de profissionais do setor, assim como campanhas educativas têm sido levadas para a comunidade. “Já reduzimos em 70% as multas de trânsito em Arapongas”, afirma.
Ele informa que a administração municipal adquiriu e está reformando um prédio para funcionar como creche, com capacidade para atender a 250 crianças. Outra creche está em fase de conclusão no bairro San Rafael, também para abrigar mais 250 crianças. Ambas serão inauguradas até final deste ano. (E.C.)