POLÍTICA

min de leitura - #

Falha em supercomputador provoca atraso em divulgação de resultados

DA REDAÇÃO

| Edição de 17 de novembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou ontem que um problema técnico provocou uma lentidão na totalização dos votos nas eleições municipais — mas até 21h47, informou, 62% já haviam sido totalizados.

Segundo o ministro, uma falha em processadores de um computador provocou lentidão na totalização dos votos e, consequentemente, na divulgação dos resultados.
“Houve um atraso na totalização dos resultados por força de um problema técnico que foi exatamente o seguinte: um dos núcleos de processadores do supercomputador que processa a totalização falhou e foi preciso repará-lo”, disse o ministro durante entrevista coletiva no TSE.
O ministro explicou que a urna eletrônica imprime o boletim ao final do dia, o que atesta que a votação ocorreu.
“A ideia de que a demora possa trazer algum tipo de consequência para o resultado não faz nenhum sentido. Porque o resultado já saiu quando a urna imprimiu o boletim”, afirmou.

E-TÍTULO
O aplicativo e-Título apresenta instabilidade neste domingo (15), dia das eleições municipais. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o grande volume de acessos foi o responsável pelo problema. O app é o meio indicado pelo TSE para que os eleitores justifiquem ausência na votação, mas os cidadãos têm relatado dificuldades com a operação do aplicativo.