POLÍTICA

min de leitura - #

Férias coletivas contribuem para economia de prefeituras

Ivan Maldonado

| Edição de 21 de janeiro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Todo ano, muitas Prefeituras do Vale do Ivaí têm adotado férias coletivas na véspera do Natal como medida de economia, para ajudar a manter as contas e os pagamentos em dia nos meses seguintes. As férias coletivas compreendem a suspensão do expediente de trabalho dos órgãos de administração direta e indireta, “com exceção dos serviços essenciais”, como secretaria de saúde, setor tributário e setor de limpeza pública, que continuam em funcionamento em regime de plantão.
Ivaiporã foi um dos municípios do Vale do Ivaí, onde a Prefeitura adotou a medida e deu férias para 90% dos servidores. Segundo a secretária municipal de Administração, Gisele Baraldi Martins, as férias coletivas auxiliam na contenção dos gastos. Os cerca de 700 servidores em férias retornam ao trabalho nesta segunda-feira.
“Férias coletivas na Prefeitura de Ivaiporã já é tradição há vários mandatos. Mas nesse momento, em especial, a prática está sendo muito importante para contermos gastos, já que com a crise financeira do País tivemos uma queda acentuada dos repasses do governo federal”, relata Gisele.
Segundo a secretária, o período de férias coletivas representa uma economia significativa para os cofres do Município. “Além de deixarmos em dia os direitos dos servidores, também conseguimos economizar com a diminuição de custos como energia elétrica, água, telefone e combustível. Algo em torno de R$ 600 mil”, comenta Gisele.
Gisele explica ainda que a Prefeitura de Ivaiporã aproveita o período para realizar a revisão dos veículos, maquinários e se necessário fazer reformas e ampliações nos prédios públicos. “Além da questão da economia, é uma medida que traz resultado positivo no restante do ano”, ressalta Gisele.
Na região de Ivaiporã, a administração municipal de Ariranha do Ivaí concedeu férias para cerca de 50% dos servidores, eles retornam ao trabalho no final deste mês. Em Arapuã as férias foram concedidas para 30% dos servidores, somente os que estavam com férias vencidas.
Em Jardim Alegre, embora não tenham sido concedidas férias coletivas, o atual gestor José Roberto Furlan (PPS) decretou no último dia 6 recesso nas repartições públicas da Prefeitura, para realizar os levantamentos da situação dessas unidades, sendo mantido o atendimento ao público nos setores de tributação, arrecadação e Incra. O expediente voltou ao normal nesta sexta-feira.
Em Grandes Rios, o prefeito Antônio Cláudio Santiago (PP), o Toninho Santiago, decretou férias coletivas para o funcionalismo no período de 16 de dezembro a 18 de janeiro. No entanto, a Prefeitura vai continuar num ritmo de recesso até 31 deste mês, funcionando em meio expediente das 8 às 12 horas. Máquinas, caminhões e ônibus vão continuar recolhidos no pátio rodoviário para revisão. Setores considerados essenciais à população funcionam normalmente.
Ele não tem números sobre a economia feita neste período de recesso, mas considera que o montante é significativo em todos os setores da administração municipal.
“A crise econômica nacional é grande e nós precisamos nos adequar a esta situação”, diz Toninho Santiago, lembrando que isso recai bastante sobre os municípios.

Ivaiporã muda horário de expediente  
Com o fim das férias coletivas neste mês de janeiro, a nova administração da Prefeitura de Ivaiporã adorará algumas novidades no horário de atendimento. 
Setores como ouvidoria, tributação e Procon, dentre outros, que na gestão anterior no período da manhã realizavam o trabalho interno e atendimento ao público das 13 às 17 horas, voltarão a atender normalmente a comunidade pela manhã.
O horário de funcionamento a partir desta semana para todos os departamentos será das 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas.  (I.M.) 

MAIS LIDAS