POLÍTICA

min de leitura - #

Fomento Paraná disponibiliza recursos para municípios do Vale

Edison Costa

| Edição de 21 de abril de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) participaram ontem, em Jandaia do Sul, de mais uma reunião ordinária da associação. O encontro, coordenado pelo presidente da Amuvi, prefeito Beto Preto (PSD), de Apucarana, juntamente com o prefeito local Benedito José Púpio (PSC), o Ditão Púpio, abordou diversos assuntos, entre eles microcrédito, desenvolvimento regional e tecnologia da informação direcionada às prefeituras.
No encontro, Emília Belinati e Luiz Renato Hauly, respectivamente, assessora de Projetos e diretor de Mercado e Relações Institucionais da Fomento Paraná, explicaram as linhas de crédito que a empresa vinculada ao governo do Estado disponibiliza para os setores público e privado.

Imagem ilustrativa da imagem Fomento Paraná disponibiliza recursos para municípios do Vale


Emília afirmou que a Fomento Paraná atende desde o pequeno ao grande empresário, porém o foco principal é o pequeno empreendedor, para o qual há financiamentos que variam de R$ 300 a 20 mil. Segundo ela, no contexto dos pequenos estão a cabeleireira, que precisa comprar um lavatório; o padeiro, que precisa de um forno novo; o pedreiro, que precisa de novas ferramentas de trabalho; ou o jardineiro, que necessita de um novo cortador de grama, entre outros microempreendedores.
Para que essas linhas de crédito, que são de baixo custo, cheguem até às pessoas interessadas, a ex-vice-governadora informou que a Fomento Paraná que entrar mais nos municípios e firmar parcerias com as prefeituras, que ficam responsáveis pela indicação de agentes de crédito. Esses agentes passam por um processo de capacitação e ficam depois responsáveis em fazer o contato e levar esses financiamentos até quem precisa.
Luiz Renato Hauly observou que o País vive uma grave crise econômica e, em função disso, os bancos cortaram linhas de crédito para diferentes categorias de empreendedores. Já a Fomento Paraná mantém o seu perfil de ajudar pequeno empreendedor a enfrentar esta situação.
Conforme Hauly, além do setor privado a Fomento Paraná também financia projetos dos municípios para obras de infraestrutura, como pavimentação asfáltica, construção de pontes, creches e escolas.
Uma equipe do Agência Terra Roxa apresentou seu plano de ações para o desenvolvimento regional. Ficou acertado que em maio deverá haver uma reunião em Apucarana ou Ivaiporã para discutir projetos de interesse do Vale do Ivaí. Já a equipe da Celepar apresentou todos os serviços oferecidos aos municípios na área de tecnologia da informação.
Também foram discutidos na reunião os processos de estadualização das rodovias Godoy Moreira-Lunardelli-Jardim Alegre, Apucarana-Rio Bom e rodovia Florindo Pícoli, em Cambira. A Amuvi vai enviar ofício ao DER com as reivindicações dos prefeitos.
O prefeito Beto Preto fez uma avaliação bastante positiva da reunião realizada em Jandaia do Sul. “Tivemos a presença de prefeitos, vices e secretários de vinte municípios e discutimos temas relevantes para a gestão pública, tais como as soluções do Celepar para os municípios, as linhas de crédito da Fomento Paraná, os projetos da Agência Terra Roxa, e ainda importantes informações sobre o decreto que trata do Pró-Solo”, avaliou Beto Preto.