POLÍTICA

min de leitura - #

Grupo de prefeitos da região leva reivindicações ao Estado

Ivan Maldonado

| Edição de 13 de agosto de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Um grupo de prefeitos da região estará em Curitiba na próxima terça-feira para fazer uma série de reivindicações ao governo do Estado. Liderado pelo prefeito de Ivaiporã, Miguel Roberto Amaral (PSDB), o grupo é o mesmo que, recentemente, assinou um protocolo de intenções para criar uma nova entidade municipalista abrangendo algumas cidades do Vale do Ivaí e outras da Região Central do Estado. 
Dentre as propostas, Miguel Amaral destaca a duplicação da rodovia PR-466, pavimentação da estrada de Godoy Moreira a Jardim Alegre, construção da ponte sobre Rio Ivaí entre as divisas de Jardim Alegre e Grandes Rios, pavimentação da estrada de Arapuã até Nova Tebas, regionalização do aeroporto de Manoel Ribas e concretização do Hospital Regional em Ivaiporã. “Já temos horário marcado na Casa Civil, e a associação dá os primeiros passos para a sua criação com algumas propostas desenvolvimentistas”, assinala. 
Miguel Amaral se diz otimista com a criação da nova entidade que, segundo ele, vai unir alguns municípios do Vale do Ivaí e região central do Estado em torno de um objetivo comum de desenvolvimento regional. “Já estamos com o protocolo de intenções assinado pelos prefeitos e trabalhando para isso. Entendemos que é importante termos nossa própria identidade”, argumenta. 
Outro fator para a criação da entidade municipalista, segundo Amaral, é que os municípios não identificaram na cidade polo Apucarana a convergência de ideias idênticas às suas realidades. “Por isso, buscamos de forma republicana um novo formato com base nas microrregiões de Faxinal e Ivaiporã”, esclarece Miguel Amaral. 
Ainda segundo o prefeito de Ivaiporã, para a criação da nova associação, estão sendo consultados vários estudos, dentre eles, os relatórios do Ipardes, onde constam as duas regionais com identidade territorial e socioeconômica. “A nova associação é, sim, uma decisão coerente também com a realidade e, por sua vez, com demandas similares, onde se busca a eficiência e eficácia das gestões”, completa Miguel Amaral. 

INTEGRANTES 
Os estudos para a formação da nova associação incluem os municípios de Candido de Abreu, Manoel Ribas, Nova Tebas, Ariranha do Ivaí, Arapuã, Ivaiporã, Jardim Alegre, Lidianópolis, Cruzmaltina, Borrazópolis, Faxinal, Mauá da Serra, Lunardelli, Godoy Moreira, São João do Ivaí e Bom Sucesso.