POLÍTICA

min de leitura - #

Grupo Gestor tema divisão do Território do Vale do Ivaí

Editoria de Política

| Edição de 08 de agosto de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Integrantes do Grupo Gestor do Território Vale do Ivaí estiveram em audiência na tarde de ontem com o prefeito de Apucarana e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), Beto Preto (PSD). A coordenadora do grupo gestor do território, Lúcia Helena Sokoloski, da Emater (Ivaiporã), solicitou em nome de todos os membros que seja mantido um território único na região do Vale do Ivaí.

Imagem ilustrativa da imagem Grupo Gestor tema divisão do Território do Vale do Ivaí


Lúcia assinala ainda que a mobilização pela criação do Território do Vale do Ivaí começou em 2004 e que em 2009 o estatuto social foi apresentado por diversos profissionais da Univale, Senac, Sebrae, Acavi, Prefeitura de Ivaiporã e Prefeitura de Lidianópolis, bem como o organograma funcional, que permitiu o desenvolvimento de ações específicas junto aos órgãos ministeriais.
“Pode até haver divergências políticas, mas o território não se divide geograficamente, pois temos uma história e muitas metas a serem cumpridas, com foco no desenvolvimento regional”, enfatiza Christóvon Vieira Ripol, gerente regional da Emater e ex-prefeito de Pitangueiras.
O chefe do Núcleo Regional da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), de Apucarana, Mário Bezerra Guimarães, que é um dos vices-coordenadores na gestão do Território do Vale do Ivaí, lembra que a instituição é amparada por legislação federal e homologada pelo Governo do Estado, e que vem trabalhando continuamente no Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável. “São vinte e oito municípios, com uma população de 335 mil pessoas, que representam cerca de 3% da população paranaense”, ressalta.
No encontro foi apresentado um relatório sobre as principais ações desenvolvidas nos 28 municípios que integram o território, visando firmar parcerias e integrar as iniciativas junto à Amuvi. Duas novas ações já estão encaminhadas para execução neste ano. Uma delas é a criação de um Centro de Difusão Tecnológica em Fruticultura do Vale do Ivaí. A outra é a realização de cinco cursos de formação de lideranças na região. 
O prefeito de Apucarana ressalta que o Território do Vale do Ivaí funciona como um indutor de desenvolvimento regional, com reconhecimento oficial do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf). “A nossa contribuição será no sentido de potencializar politicamente tais ações. E mais, faço questão de parabenizar o trabalho do grupo gestor do território, que vem sendo conduzido até de maneira heróica na região”, assinala Beto Preto.
Também participaram da audiência Lúcia Maia Buzato, secretária do grupo gestor; a vereadora de Apucarana e presidente do Núcleo dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), Márcia Sousa; Ovídio César Barbosa (Emater); Dorival Miguel da Silva (Conseg); e Alex Souza (Corpsan).