POLÍTICA

min de leitura - #

Guto Silva volta à Assembleia e articula candidatura ao Senado

DA REDAÇÃO

| Edição de 14 de janeiro de 2022 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O ex-secretário chefe da Casa Civil no Governo de Ratinho Junior, Guto Silva (PSD), reassumiu ontem sua cadeira como deputado na Assembleia Legislativa do Paraná, após três anos. Com seu retorno, deixa o cargo o deputado Ademir Bier (PSD). 

Em entrevista coletiva, Guto Silva anunciou a sua disposição de concorrer à única vaga no Senado nas eleições de outubro deste ano.
Por lei, Silva teria até o final de março para se desincompatibilizar, mas afirma que decidiu deixar o cargo antes do prazo legal de seis meses para ter mais liberdade para articular sua pré-candidatura.
Nas eleições deste ano, está em jogo apenas uma vaga para o Paraná no Senado. O ex-chefe da Casa Civil disputa a indicação de candidato da coligação que deve apoiar a reeleição do governador com outros nomes como o atual senador Alvaro Dias (Pode). 
“A antecipação é justamente para que a gente possa ter mais liberdade, mais tempo para se dedicar à articulação da viabilidade da candidatura ao Senado. Acredito que é mais confortável para mim e também para o governador, na costura para a sua reeleição para o governo. É justamente para ter na Assembleia condição de mais tempo para percorrer o interior do Estado, organizar algumas propostas”, explicou o deputado.
Para Silva, há espaço para uma candidatura alternativa a senador. “Tenho sentido das lideranças políticas e da população a vontade de mudança, de transformação. Precisamos de um Senado mais vibrante, defender com mais força os interesses do Paraná”, avalia.
O deputado não descarta mudar de partido em busca de uma legenda para seu projeto político. “Estamos conversando bastante. Estou ouvindo diversos partidos. Tenho buscado escutar grandes partidos, partidos menores, para ver qual o melhor encaminhamento”, explicou. “Estou muito decidido nessa possibilidade de disputa. Acredito que é necessário ter alternativas para o eleitor, para cada um apresentar suas propostas. Estou com muita energia para fazer esse debate. Tenho convicção de que o Paraná precisa de uma voz mais contundente. Dar uma chacoalhada no Senado”, afirmou.