POLÍTICA

min de leitura - #

INSS libera Beto Preto para ser secretário de Saúde do Paraná

Edison Costa

| Edição de 19 de fevereiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou ontem no Diário Oficial da União a Portaria nº 365 cedendo o médico Carlos Alberto Gebrim Preto, o Beto Preto, que é perito do instituto, para ocupar o cargo de secretário de Estado da Saúde no governo do Paraná. A portaria é assinada pelo secretário executivo do Ministério da Economia, Marcelo Pacheco dos Guaranys. 

Imagem ilustrativa da imagem INSS libera Beto Preto para ser secretário de Saúde do Paraná


Beto Preto (PSD), que é prefeito licenciado de Apucarana, estava há 49 dias aguardando este documento do governo federal para assumir oficialmente o cargo de secretário de Saúde, conforme nomeação feita pelo governador Ratinho Junior (PSD). Ele já vem trabalhando nesta função desde janeiro, porém apenas como prefeito licenciado do município.
Com a liberação do INSS, Beto Preto agora teria que enviar à Câmara de Vereadores uma carta renunciando ao mandato de prefeito de Apucarana. Com o seu afastamento da Prefeitura, assume oficialmente o cargo de prefeito o vice Sebastião Ferreira Martins Junior (PDT), o Junior da Femac, que vem ocupando a função interinamente. A posse de Junior da Femac como prefeito tem que ser dada pela Câmara de Vereadores. 
Até início da noite de ontem, no entanto, Beto Preto não havia formalizado tal pedido de afastamento ao Legislativo Municipal e nem se pronunciou sobre a liberação do INSS. Ele passou o dia em Curitiba despachando na Secretaria de Estado da Saúde e não retornou as ligações. 
É possível que Beto Preto se manifeste publicamente sobre o assunto nesta terça-feira. As tratativas com o vice prefeito Junior da Femac já estão em andamento e tudo deve estar sacramentado nesta semana.
VIDA PÚBLICA
Beto Preto foi reeleito prefeito de Apucarana para o mandato de 2017/2020, tendo conquistado 86,1% dos votos válidos. Em seis anos desde a gestão 2013/2016, criou programas premiados como o “Terra Forte”, Biblioteca Itinerante e o Programa de Implantes Dentários. Ele também colocou Apucarana na liderança do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (IDEB) no Paraná. Na sua gestão, Apucarana também alcançou, em 2018, o 1º lugar no Paraná e o 5º em âmbito nacional, no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM).
Beto Preto é médico formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com especialidades em Medicina Nuclear (Instituto Rio Preto-SP); Medicina do Trabalho (Universidade São Camilo); Medicina de Trânsito (USP); e Medicina Legal e Perícias Médicas (Santa Casa de São Paulo).
Beto Preto já exerceu diversos cargos na área de saúde pública no Paraná e em Brasília. Ele ocupa atualmente o cargo de vice-presidente do Sindicato dos Médicos do Paraná. 
Como prefeito de Apucarana, Beto Preto também exerceu nos últimos anos o cargo de vice-presidente de Saúde Pública na Frente Nacional de Prefeitos (FNP), vice-presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi).