POLÍTICA

min de leitura - #

Kaneta deixa Secretaria da Saúde de Apucarana e Emídio assume o cargo

DA REDAÇÃO

| Edição de 11 de setembro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em ato realizado na tarde desta sexta-feira, no gabinete municipal, o prefeito Junior da Femac (PSD), ao lado do vice-prefeito Paulo Vital (PROS) e do secretário de Gestão Pública, Nicolai Cernescu Junior, deu posse ao novo secretário municipal de Saúde, Emídio Bachiega. O decreto de nomeação está sendo publicado na edição deste dia 11 de setembro, no Diário Oficial do Município. 

Junior da Femac fez questão de agradecer Roberto Kaneta pelo comando da Autarquia Municipal de Saúde (AMS). “A meu pedido o Kaneta esteve à frente da Secretaria de Saúde durante os últimos 18 meses. Ele cumpriu uma importante missão e somos muito gratos pelo seu trabalho e profundo conhecimento e amor à saúde pública”, comentou o prefeito.
Ele lembrou que ao final de 2019 Roberto Kaneta já havia pedido para deixar o cargo. Porém, com o advento da pandemia, achou por bem continuar no comando do trabalho de enfrentamento do novo coronavírus.
A partir de agora, Roberto Kaneta irá coordenar dentro da AMS o setor de ensino e extensão. “Ele irá dirigir a Residência Multiprofissional, a Residência Médica em Dermatologia e Residência de Medicina de Família e Comunidade”, anunciou Junior, acrescentando que, a partir de 2022, Roberto Kaneta também irá comandar um novo programa de formação continuada direcionado a todos os servidores da saúde pública de Apucarana.
Quanto ao novo secretário de Saúde, Emídio Bachiega, o prefeito justificou que o convidou em função de seu conhecimento em saúde pública e também devido ao seu perfil para dirigir três grandes obras que começam ainda neste ano. “Além de toda a rede da saúde pública, que inclui as UBSs, Centro Infantil, Centro de Especialidades Odontológicas, Casa da Gestante, CAPS-I, CAPS-AD, UPA, SAMU e a Farmácia 24 HRS, Bachiega também estará à frente da estruturação da nova sede da AMS, na Barra Funda; da reforma e ampliação do prédio do antigo Hospital São José, para abrigar o novo Hospital de Apucarana; e da implantação do novo Centro de Especialidades Médicas, que também irá ganhar uma nova estrutura física e de equipamentos”, informou Junior da Femac.
Conforme frisou ele o Dr. Emídio tem o perfil para esse novo momento da Autarquia de Saúde. “O novo secretário tem amplo conhecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e mantém ótimas relações com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde, comandada pelo Dr. Beto Preto”, pontuou o prefeito, assinalando ainda que trata-se de um profissional da sua confiança e que irá implementar também algumas mudanças na AMS.