POLÍTICA

min de leitura - #

Luciano Molina é o novo presidente da Câmara de Vereadores de Apucarana

Edison Costa

| Edição de 17 de dezembro de 2018 | Atualizado em 18 de dezembro de 2018

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Após quase 14 horas de intensas negociações, a Câmara de Apucarana finalmente elegeu, ontem à noite, a sua mesa executiva para o biênio 2019/2020. O vereador Luciano Augusto Molina Ferreira (Rede) foi eleito o novo presidente do Legislativo. Ele obteve oito votos a seu favor, contra dois dados ao professor Edson da Costa Freitas (PPS) e um para Lucas Ortiz Leugi (Rede).

Os demais cargos da mesa diretora ficaram assim preenchidos: José Airton Deco de Araújo (PR), como vice-presidente; Antônio Marques da Silva (PSD), primeiro secretário; e Antônio Carlos Sidrin (DEM), como segundo secretário. 

Imagem ilustrativa da imagem Luciano Molina é o novo presidente da Câmara de Vereadores de Apucarana


Ainda ontem, conforme nomes indicados pela presidência, foi constituída e eleita a Comissão Representativa e Temporária encarregada de analisar projetos de lei durante o recesso legislativo, que tem início hoje e se estende até começo de fevereiro. A comissão é composta pelos vereadores Franciley Preto Godoi “Poim” (PSB), Luciano Augusto Molina Ferreira (Rede), Lucas Ortiz Leugi (Rede), Antônio Carlos Sidrin (DEM) e Márcia Regina da Silva de Sousa (PSD).
A sessão da Câmara, que estava marcada para as 16 horas, só teve início às 23h40 após ter sido suspensa pelo presidente Mauro Bertoli (DEM) para continuidade das negociações entre os vereadores. As conversações já vinham se arrastando desde as 10 horas da manhã. Houve demora para se chegar a um consenso quanto aos candidatos à presidência e demais cargos.
Assim que eleito, Luciano Molina agradeceu os votos dados à sua candidatura pelos companheiros da Casa e pediu desculpas ao público e à imprensa pela demora até o momento da eleição. “Foi uma eleição dura, mas sem mágoas, porque divergir faz parte do parlamento”, afirmou. “Como presidente, tenho muitas ideias para colocar em prática na Câmara”, declarou.
O atual presidente Mauro Bertoli também pediu desculpas ao público e à imprensa pela demora na realização do pleito eleitoral. “Trata-se de uma sessão específica em que tinham que ser tomadas várias decisões”, justificou.
Mauro Bertoli preferiu não colocar seu nome em outro cargo na nova mesa executiva. “Temos que dar chance para os demais companheiros da Câmara, que também são competentes e até precisam ganhar experiência de como se dirige um Legislativo”, afirmou, que já ocupa a presidência da Câmara pela terceira vez durante o período.
A posse da nova mesa executiva da Câmara de Apucarana está marcada para o dia 2 de janeiro, a partir das 10 horas. Na mesma oportunidade serão eleitas as comissões permanentes para os próximos dois anos