POLÍTICA

min de leitura - #

Maioria dos prefeitos prefere eleições em outubro, aponta Amuvi

Da Redação

| Edição de 27 de junho de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Os prefeitos da região do Vale do Ivaí estão atentos ao debate no Congresso Nacional sobre a possibilidade de adiar as eleições, previstas para outubro desse ano. De acordo com o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), Washington Luís da Silva, a entidade não tem posição definida sobre o caso, mas ressalta que a maioria dos prefeitos prefere que a data se mantenha a mesma.

“A Amuvi, como representante dos prefeitos de 26 municípios da região, tem acompanhado a situação em Brasília atentamente, além de estar em constante contato com os prefeitos. No âmbito da entidade, a maioria dos associados prefere que as eleições não sejam adiadas”, ressalta Washington, que também é prefeito de Kaloré.
Porém, segundo ele, para alguns prefeitos, um mês a mais para se trabalhar com algumas emendas pode fazer diferença. “Por isso, os prefeitos que preferem o adiamento são aqueles que têm projetos pendentes e emendas para serem liberadas”, pondera.
Na última terça (23), o Senado aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que adia o pleito para novembro em decorrência da pandemia do novo coronavírus. O texto precisa ser aprovado também pela Câmara dos Deputados. Porém, o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já afirmou que a maioria dos deputados não aprovaria o adiamento.
De acordo com o presidente da Amuvi, o apoio parlamentar tem influenciado na posição dos prefeitos. “Os deputados que visitam a região e dão apoio aos prefeitos querem as eleições este ano, isso que importa. Apesar de estarem divididos quanto a adiar ou não o pleito, eles não abrem mão do fim do mandato em dezembro. Mesmo com alguma pressão dos municípios para novembro e até mesmo para esticar o mandato, a condição não deve mudar”, revela Washington.

REUNIÕES VIRTUAIS
A Amuvi tem sede física em Apucarana. Mas, devido à pandemia, o presidente tem conversado com os prefeitos de maneira virtual. Nesta primeira semana de julho, deverá haver um encontro dos associados, em Apucarana, para que sejam colocadas em dia algumas pautas comuns aos municípios. “A preocupação no momento, para todos nós, é a saúde da população”, finaliza.