POLÍTICA

min de leitura - #

Molina prioriza redução de gastos à frente da Câmara de Apucarana

Editoria de Política

| Edição de 12 de julho de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O presidente da Câmara de Apucarana, Luciano Molina (Rede) fez nesta semana um balanço das atividades realizadas no período. Tendo ao seu lado na Mesa Executiva os vereadores José Airton Deco de Araújo (PL) como vice-presidente; Antônio Marques da Silva (PSD), Marcos da Vila Reis, como 1º secretário; e Antônio Carlos Sidrin (DEM), como 2º secretário, o presidente salienta que vem realizando uma gestão pautada pela responsabilidade, planejamento, seriedade e acima de tudo pela transparência. 

Imagem ilustrativa da imagem Molina prioriza redução de gastos à frente da Câmara de Apucarana


Segundo ele, zelar pelo dinheiro público e organizar o trabalho no Legislativo foi a bandeira levantada desde que assumiu a presidência da Câmara. “Como vereador e gestor, esse é um dos nossos deveres. Algumas medidas foram implementadas assim que assumimos a Câmara, aprimorando o atendimento, buscando economizar e administrar os recursos para que pudéssemos fazer a devolução ao Executivo de sobras que são empregadas em obras que beneficiam a nossa comunidade”, pontuou Molina. 
Nos seis primeiros meses de 2019, o ritmo acelerado de trabalho dos 11 vereadores foi destacado pelo presidente. No total foram realizadas 21 sessões ordinárias e 24 extraordinárias, além das sessões solenes. “Discutimos e votamos mais de 120 projetos de autoria dos vereadores e do Executivo Municipal. Além de 3 moções, 935 indicações e 86 requerimentos de autoria dos 11 vereadores que compõem a atual legislatura”, enumerou. 
Na parte administrativa da Casa, Molina enumera uma série de medidas adotadas pela mesa diretora. Ele cita, entre elas, o corte nas funções gratificadas dos servidores efetivos; adequação de cargos e salários; e implantação do relógio ponto biométrico.
No mesmo período, o presidente anunciou a transmissão das licitações da Câmara de Apucarana pela internet, com o objetivo de garantir a transparência dos processos licitatórios. 
Destaque também para a eliminação de canudinhos e copos plásticos no uso interno da Câmara. Tudo foi substituído por copos de vidros, xícaras de louça e bebedouros que atendem tanto os servidores como o público. Além da economia aos cofres públicos, o meio ambiente foi o grande beneficiado e os resultados foram alcançados. “Com essa medida economizaremos cerca de R$ 16 mil reais, até o final de 2020”, estima Molina.
Entre outras ações, Molina aponta ainda a criação da Comissão de Assuntos Relevantes, que vem monitorando o cumprimento de leis aprovadas pela Câmara, e descentralização das sessões levando-as para colégios da cidade. Há de se destacar ainda que, desde início, as sessões têm seu início rigorosamente no horário marcado. 

DEVOLUÇÃO
Finalizando o semestre, a Câmara de Apucarana, após aprovar a Lei Complementar nº 003/2019, que autoriza a Mesa Executiva a fazer a devolução à prefeitura do saldo de caixa, durante ou no final do exercício financeiro, fez em junho, pela 1ª vez, a devolução de recursos. Foram repassados ao Executivo R$ 1.250.000,00 que será destinado ao “Espaço das Feiras”, que irá abrigar as principais feiras existentes em Apucarana, com destaque às do produtor rural e do artesanato, que hoje funcionam no Terminal Urbano.