POLÍTICA

min de leitura - #

Mudanças nas chapas alteram quadro de candidatos no Paraná

Editoria de Política

| Edição de 08 de agosto de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com mudanças nas chapas, o Paraná agora tem dez candidatos ao governo e 16 ao Senado Federal. Alguns candidatos mudaram os cargos que pretendem disputar e algumas chapas incluíram candidaturas. Na segunda-feira, dia em que as atas das convenções partidárias foram entregues ao Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), o PCO anunciou o lançamento da candidatura de Priscila Ebara ao governo do Estado, com Hallyson Hilário Coutinho na vice e Gilson Mezaroba ao Senado.
O PRTB, do candidato ao governo Geonísio Marinho, mudou o nome do vice. Agora será Eliceu Palmonari, também do PRTB. O partido Patriota lançou Roselaine Ferreira como candidata ao Senado Federal. Com as alterações na chapa do PRTB, PSL, Patriotas e PCO, são, até agora, dez candidatos ao governo do Paraná e 16 ao Senado.
As chapas com as alianças já estão definidas, mas o registro das candidaturas pode ser feito até o dia 15 de agosto no Tribunal Regional Eleitoral.
O deputado federal Fernando Francischini, do PSL, desistiu de concorrer ao Senado e será candidato a deputado estadual. Com os votos que pretende fazer, pode eleger uma bancada grande de apoiadores de Jair Bolsonaro, presidenciável da legenda, para a Assembleia Legislativa na votação proporcional. Até anteontem, Francischini dizia que sairia ao Senado para garantir palanque para Bolsonaro.
Segundo Francischini, a desistência fará com que ele tenha mais tempo para coordenar a campanha pela Presidência. O PSL lançou o advogado e jornalista Ogier Buchi ao governo do Paraná, garantindo que Bolsonaro tenha espaço no Estado. Para o Senado, o partido indicou Ana Barroso.
Outras mudanças ainda podem ocorrer. A deputada federal Christiane Yared, do PR, por exemplo, ainda quer se candidata ao Senado.
A intenção teria sido vetada pelo partido dela, que faz parte da chapa de Ratinho Junior ao governo. Yared tenta com a Executiva Nacional um aval para lançar a candidatura ao Senado. Por enquanto, ela continua como candidata à reeleição na Câmara Federal.