POLÍTICA

min de leitura - #

Observatório Social defende pacto em favor do Brasil

Edison Costa

| Edição de 28 de fevereiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

“Se queremos mudar nosso país, precisamos construir um pacto nacional pelo Brasil”. A afirmação é do presidente do Observatório Social do Brasil (OSB), Ney da Nóbrega Ribas, de Curitiba, que anteontem à noite proferiu palestra com o tema “O papel do cidadão no pacto pelo Brasil”, durante audiência pública de prestação de contas do Observatório Social de Apucarana (OSA). Na audiência, realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (Subseção de Apucarana), o presidente do OSA, Cláudio Nunes, fez um balanço das atividades da entidade no último quadrimestre de 2018.

Imagem ilustrativa da imagem Observatório Social defende pacto em favor do Brasil


“Todos nós queremos que o Brasil melhore, mas cada um tem que fazer a sua parte para que isto aconteça”, afirma Ney Ribas, para quem não adianta as pessoas ficarem apenas criticando o governo e os políticos. Conforme assinala, as mudanças têm que começar pelos próprios cidadãos comuns, que precisam colaborar na sua casa, no seu emprego, na sua empresa e na convivência diária, agindo de maneira correta em todas as suas atividades e denunciando a corrupção e os desvios de conduta que prejudicam uma comunidade, uma cidade, um estado e o País.
Neste contexto, Ney Ribas defende que todos os brasileiros participem de um pacto pelo Brasil. “Cada um de nós temos que estar cientes desta responsabilidade, assumindo o papel de protagonista, ou seja, a de que eu posso inspirar as demais pessoas que estão em nossa volta”, assinala.
Segundo Ney Ribas, o Observatório Social está instalado hoje em 140 cidades de 16 estados e está em fase de estruturação em outras 52. Ele ressalta que o Observatório não é um órgão de denúncia, como muita gente pensa, mas um órgão de monitoramento do serviço público, que acompanha como o imposto pago pelo contribuinte está sendo aplicado e se está sendo aplicado a serviço do bem comum. E quando verifica alguma irregularidade, pede providência aos responsáveis e, quando necessário, aciona os órgãos competentes, entre eles, o Ministério Público.
O relatório do terceiro quadrimestre de 2018 do OSA foi apresentado pela secretária executiva Eliciane da Silva Souza.