POLÍTICA

min de leitura - #

Ortigueira e Marilândia do Sul atingem meta da biometria

Edison Costa

| Edição de 24 de setembro de 2017 | Atualizado em 23 de setembro de 2017

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Duas comarcas eleitorais da região – Ortigueira e Marilândia do Sul - já encerraram os trabalhos de recadastramento de eleitores no sistema de biometria, que passa a valer a partir das eleições de 2018. Em ambos os casos, a média ficou acima de 80%, percentual mínimo estabelecido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). 

Imagem ilustrativa da imagem Ortigueira e Marilândia do Sul atingem meta da biometria


A Comarca de Ortigueira, que realizou os trabalhos de 26 de junho a 25 de agosto, conseguiu recadastrar 81% do total de 17.860 eleitores no município, ou seja, 15.762, porém somando títulos novos e transferências. No total foram cancelados 2.098 títulos em função do não recadastramento e de outras situações de inadimplência. No final dos trabalhos, o município acabou ficando com 17.375 eleitores registrados, uma baixa de 485 na soma geral.
Segundo o assistente e chefe substituto do cartório da 167ª Zona Eleitoral, Lucas Felipe Militão, o comparecimento foi dentro do esperado, levando-se em conta as dificuldades de deslocamento de eleitores principalmente do interior do município. Ele assinala que ainda há tempo de os inadimplentes acertarem sua situação eleitoral. Isso pode ser feito até maio do ano que vem.
Na Comarca de Marilândia do Sul, que compreende quatro municípios – Marilândia do Sul, Califórnia, Mauá da Serra e Rio Bom – o recadastramento biométrico ocorreu de 19 de junho a 15 de setembro. Somando as quatro cidades, a média de recadastramento ficou em 90%, um excelente percentual.
Marilândia do Sul, que é sede da 76ª Zona Eleitoral, conseguiu recadastrar 6.911 eleitores, incluindo novos títulos e transferências. No total, o município ficou com 7.586, contra 7.223 que estavam aptos a votar em 2016, ou seja, 363 eleitores a mais.
Califórnia atingiu 87,5% de biometria. Somando-se títulos novos e transferências e tirando os títulos cancelados, município ficou com 7.346 eleitores, contra 7.011 existentes antes, o que significa um aumento de 335 eleitores.
Mauá da Serra atingiu 89,5% de revisão biométrica e novos títulos. No entanto, município também aumentou seu eleitorado, passando de 7.142 para 7.608, ou seja, um acréscimo de 466.
Já Rio Bom atingiu 91,1% de recadastramento. Somando-se novos títulos e tirando os cancelados, município ainda teve um acréscimo de 53 no número de eleitores, passando de 3.035 para 3.038.
Segundo o chefe do cartório, Bruno de Toledo Azzolini, o empenho do juizado e da promotoria, de todos os colaboradores do cartório, de segmentos da sociedade, as campanhas feitas junto às escolas, igrejas e entidades, com apoio das prefeituras, fizeram com que a Comarca atingisse um excelente nível de recadastramento.

SEGURANÇA
A biometria consiste na identificação do eleitor através das impressões digitais. O objetivo da Justiça Eleitoral é garantir um sistema de votação mais seguro e democrático, evitando inclusive que um eleitor vote no lugar do outro.

Procura continua baixa em Arapongas e Jandaia do Sul
Duas comarcas eleitorais da região continuam com os trabalhos de revisão biométrica dos títulos de eleitores: Arapongas, que atende também Sabáudia, e a de Jandaia do Sul, que abrange ainda Bom Sucesso, Kaloré, Marumbi e São Pedro do Ivaí.
De acordo com informações dos chefes de cartórios, o comparecimento de eleitores para fazer o recadastramento continua baixo, apesar das campanhas feitas nos municípios.
Em Arapongas, a revisão biométrica teve início no dia 12 de junho, com término previsto para 17 de novembro. Segundo a chefe de cartório da 180ª Zona Eleitoral, Mariângela Melo, até agora foram recadastrados 36.346 eleitores de Arapongas (45,55%), faltando ainda 43.466.
De Sabáudia compareceram ao cartório 975 eleitores (14,14%), faltando ainda 4.713.
Na Comarca de Jandaia do Sul, a revisão biométrica teve início no dia 26 de junho, com término previsto para 27 de outubro. Segundo o assistente de cartório da 70ª Zona Eleitoral, Carlos Alexandre, o recadastramento segue devagar, apesar dos apelos feitos aos eleitores para comparecerem ao cartório.
Até agora foram recadastrados 11.923 eleitores de Jandaia do Sul (70,36%), faltando ainda 5.022. De Bom Sucesso foram recadastrados 3.337, faltando ainda 1.907. Kaloré registra o maior índice de comparecimento, tendo sido atendidos 2.815 (73,35%), faltando ainda 1.017. De Marumbi foram atendidos 2.740 (71,71%), faltando 1.081. E de São Pedro do Ivaí foram recadastrados 4.456 eleitores (59,95%), faltando ainda 2.976.
Vale lembrar que os eleitores que não fizerem o recadastramento biométrico terão seus títulos cancelados e não poderão votar nas eleições do ano que vem. Além disso, não poderão participar de concursos públicos, tirar passaportes e obter outros documentos pessoais. (E.C.)

Mais 26 municípios paranaenses iniciam processo a partir de amanhã
A expansão do recadastramento biométrico no Paraná tem nova fase a partir desta segunda-feira, 25 de setembro. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), serão 12 zonas eleitorais, totalizando 26 municípios que farão parte da biometria obrigatória, somando-se às outras 156 cidades que já realizaram ou ainda estão realizando o recadastramento biométrico. 
Na semana passada, o Paraná ultrapassou a marca de 6 milhões de eleitores revisados, tornando o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná destaque nacional em atendimentos biométricos. 
As cidades que aceitaram iniciar o recadastramento obrigatório são aquelas que já vinham apresentando alto número de atendimentos na biometria ordinária e que, a partir de agora, receberão toda a estrutura física, humana, bem como treinamentos para o bom desempenho no atendimento dos eleitores. 
Desta forma, conforme o TRE-PR, a próxima eleição no Paraná contará com mais de 80% do eleitorado recadastrado biometricamente, garantindo ao pleito eleitoral maior transparência, segurança e lisura, o que beneficiará toda a sociedade. 
As Zonas Eleitorais que iniciarão a biometria obrigatória amanhã são Terra Roxa, Pérola, Barbosa Ferraz, Mamborê, São João do Ivaí, Manoel Ribas, Altônia, Terra Rica, Guaíra, Iporã, Santo Antônio do Sudoeste e Salto do Lontra. (E.C.)