POLÍTICA

min de leitura - #

Pandemia reduz efetivo da PM, revela comandante na Câmara

DA REDAÇÃO

| Edição de 31 de março de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O novo comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar de Apucarana (10º BPM), major Marcos José Facio, esteve na sessão ordinária da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (29), a convite do presidente da Casa, Franciley Preto Godói Poim (PSD). Ele estava acompanhado do novo subcomandante Major Douglas.

Major Facio fez um relato dos trabalhos realizados pelo seu antecessor tenente-coronel Roberto Francisco Cardoso, que foi transferido para Rolândia, e falou do seu plano de trabalho no comando da corporação. Segundo ele, que já vinha trabalhando junto com o tenente-coronel Cardoso, sua linha de trabalho não será diferente. “Vamos buscar um aumento do efetivo do sistema de patrulhamento em todas as doze cidades de abrangência do 10º BPM e trazer a sensação de segurança à nossa comunidade”, disse.
Major Facio admite, no entanto, que a tarefa não será fácil. É que o efetivo policial do 10º BPM é reduzido, assim como há uma defasagem em todo o Paraná, e revelou que a pandemia diminuiu ainda mais a corporação. Segundo ele, neste período de um ano de pandemia, só em Apucarana 50% do efetivo foi afastado preventivamente do trabalho devido à suspeita de Covid. Desses, 36 policiais deram positivo.
“Com as bênçãos de Deus, nós não tivemos nenhum internado em estado grave”, disse, informando que todos ficaram em isolamento e se recuperaram em casa. 
Mesmo diante desta situação, Major Facio observa que, assim como a saúde, a Polícia Militar não parou um só dia neste período de pandemia, estando trabalhando 24 horas por dia, sete dias da semana e 30 dias do mês. “Nós não temos como fazer home office, não tem como o policial ficar em casa para atender a uma ocorrência, não tem como”, explicou. 
Mesmo assim, conforme o major, no primeiro bimestre deste ano, em comparação com o primeiro bimestre do ano passado, houve uma redução de 40% dos furtos a residências, 30% dos roubos com armas e aumento de 80% das apreensões de armas.